Dia 12 de outubro é dia de comemorar a Leitura!

11/10/2010

Junto ao Dia das Crianças, no dia 12 de outubro, também é comemorado o Dia da Leitura. Com o objetivo de desenvolver ações cooperativas pelo Brasil, como as leituras públicas, pode estimular os pais a incorporar o hábito logo cedo para seus filhos, despertando o gosto pela leitura.

A União Geral de Trabalhadores (UGT), através de sua Secretaria de Políticas Educacionais, chama à reflexão todas as categorias na medida em que participa de forma propositiva nas questões de interesse nacional referente à educação brasileira. Prova disso é o envolvimento da UGT em congressos internacionais sobre educação à distância, nas discussões de bases sobre educação nacional, a participação em fóruns de debates sobre formas de acessibilidade e integração educativa, etc.

Para chamar a atenção da sociedade para a importância da leitura, desde a infância, para o desenvolvimento do hábito de leitura, o Instituto Ecofuturo promove ações pelo país, especialmente na cidade de São Paulo, nos meses de outubro e novembro. O Instituto Ecofuturo é uma organização não governamental criada em 1999 e qualificada como

Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Em 2009, o primeiro ano da campanha de mobilização para o Dia Nacional da Leitura, cerca de três milhões de pessoas foi impactado e a articulação realizada pelo Ecofuturo resultou em eventos de leitura que envolveu 70 cidades em dez estados brasileiros. O resultado disso foi a criação do dia 12 de outubro como o Dia Nacional da Leitura" instituído pela lei 11.899/09, que também institui a "Semana Nacional da Leitura e da Literatura".

"Ler bem é falar bem, é adquirir o gosto pela aventura de ousar, de fazer bem feito, com propriedade, com seriedade e competência", diz o Prof. Antônio Bittencourt Filho, da Secretaria de Assuntos Educacionais da UGT, que apóia a iniciativa do Ecofuturo.

O incentivo à leitura é feito de diversas maneiras. Desde leituras em espaços abertos, saraus, no núcleo familiar, orientação nas escolas, trabalhos voluntários em presídios ou hospitais. Ler, liberta e sempre é tempo de começar.

Mariana Veltri, da redação da UGT, com a colaboração do Prof. Lucio Eduardo Darelli (secretário de Assuntos Trabalhistas da Federação dos Trab. Estab. de Ensino de SC/FETEESC)"