Greve na França

01/10/2010

Pobreza

Trata-se de uma realidade a ser combatida no país dos Direitos do Homem.

Na última quarta-feira, 29 de Setembro de 2010 os números da pobreza divulgados pelo Insee à véspera do Dia Mundial contra a Miséria, 17 de Outubro, deixa um gosto amargo: 13% da população francesa, ou seja 7,836 milhões de pessoas vivem no limite de pobreza com salários fixados em 950 euros por mês em 2008.

Pelos dados divulgados os franceses garantem que com a crise a situação não tem melhorado. Que permanece as promessas do Presidente da República, aliás compromisso de campanha eleitoral reduzir em um terço a miséria na França ».

O que existe na verdade é que estes dados são o resultado de uma política econômica e social que favorece abertamente os mais ricos. Alegam os franceses que o projeto de lei de Finanças referente a política fiscal vai continuar restituindo cheques aos multimilionários, enquanto o sobre Seguridade Social endurece mais as condições de acesso aos cuidados para um maior número de pessoas. As mulheres, os jovens e as pessoas idosas são mantidos na pobreza (um terço dos aposentados recebem menos de 700 euros por mês). O projeto de reforma da seguridade social vai aumentar a fila dos desempregados, garantem eles.

E para derrotar este desastroso projeto as Centrais Sindicais estão mobilizando os trabalhadores entre os dias 2 e 12 de Outubro próximo pedindo mais igualdade e justiça social ao país que ficou conhecido como o país dos direitos do Homem. "