UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Reunião do Foro Consultivo Econômico Social na UGT destaca a importância de um bloco mais unido e solidário


24/08/2010

24/08/2010

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu nesta segunda-feira o embaixador Antônio Simões, Sub-secretário Geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores e o coordenador adjunto Mercosul do Itamaraty, Bruno Bath, para a reunião da Sessão Nacional do Foro Consultivo Econômico Social do Mercosul (FCES). O encontro, intermediado pelos coordenadores da seção brasileira do FCES, Valdir Vicente (UGT) e Darci Piana, teve como objetivo falar sobre os resultados da alcançados e preparar estratégias para a presidência brasileira do bloco.

O embaixador Antônio Simões, também coordenador do grupo Mercado Comum - GMC para a Presidência Pro Tempore - PPT brasileira, que se iniciou no segundo semestre deste ano, frisou a importância de se criar uma consciência Mercosul" para colocar em prática as políticas públicas do bloco. Aos 20 anos de existência do Mercosul, o Brasil está na presidência rotativa do bloco e os negociadores brasileiros querem avançar na criação de elementos comuns a todos os cidadãos do Mercosul.

No encontro, Antônio Simões destacou a importância de se criar um cronograma de adequação entre os países da Tarifa Externa Comum (TEC), além de aprofundar as negociações nas áreas de serviço e compras governamentais, uma vez que há defasagens entre países que não têm condições de acompanhar as taxas aduaneiras, como no caso, o Paraguai, país que foi bastante beneficiado na aprovação de vários projetos de infra estrutura financiados pelo Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM).

Segundo Simões, deve ser lançada uma base do que seria o estatuto do cidadão do bloco, dentro do que ele chama de "Mercosul dos Povos". Ele comentou sobre a idéia de se começar a pensar na existência de comissários em diversas áreas: cultura, saúde, investimento, cooperação para desenvolvimento e até mesmo um comissário geral. "O papel do Brasil será o de solidariedade com os vizinhos e o povo brasileiro", ressalta o embaixador.

Entre as propostas estão projetos desde uma unificação de placas de carros do Mercosul e um concurso para escolher o Hino Oficial do Mercosul. Na esteira da importância de começar a pensar mais em termos de bloco e criar uma mentalidade de integração, antecipou o projeto firmado com Mauricio de Sousa: "a Turma da Mônica vai falar sobre o bloco, através de site e álbum de figurinhas, para que comece a fazer parte do cotidiano das crianças". E finalizou o encontro convidando as centrais sindicais e patronais a participar da criação de uma agenda prospectiva e propositiva.

por Mariana Veltri, da redação da UGT"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.