Motoristas do Samu mobilizam-se contra demissões

23/08/2010

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) e a Amcaesp (Associação dos Motoristas Condutores de Ambulância do Estado de São Paulo) solicitam uma audiência com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o secretário Januário Mantone, da Saúde, para tratar da situação dos 409 motoristas do Samu, que estão ameaçados de perder o emprego no dia 17 de novembro, quando vencem os contratos emergenciais com a prefeitura.

Segundo Alex Douglas dos Santos, presidente da Amcaesp, que entregou nesta segunda um ofício pedindo a audiência, a UGT e a associação querem negociar com o prefeito duas propostas para evitar demissões: prorrogação dos contratos por mais um ano e o compromisso da prefeitura de realizar concurso público nesse período.

A audiência foi solicitada devido a uma reportagem publicada no jornal Agora S.Paulo", no último sábado dia 21 de agosto, informando que a prefeitura não prorrogará mais os contratos emergenciais, e que os bombeiros vão conduzir as ambulâncias como "bico".

Os motoristas de ambulâncias vêm trabalhando desde 2004 sob contratos de emergência renovados anualmente. Até foi realizado um concurso público, mas foi cancelado sem a contratação de nenhum concursado. Diante desse quadro, o Ministério Público do Estado e o Ministério Público do Trabalho entraram com uma ação contra a prefeitura,

exigindo a regularização com a realização de concurso público para efetivar os motoristas."