UGT-CE promoverá Encontro dos Pescadores

19/08/2010

Tendo como objetivo debater e organizar as condições para o desenvolvimento de uma política nacional da UGT (União Geral dos Trabalhadores) para o setor da pesca, bem como oportunizar as colônias de pescadores a possibilidade de regularização e reconhecimento sindical, será realizada nos dias 25 e 26 do corrente, o 1º Encontro Norte/Nordeste dos Pescadores e Pescadoras do Ceará. A iniciativa é da UGT-Ceará e terá como local a Colônia Ecológica do Sesc (Serviço Social do Comércio), na praia IParaná, no município de Caucaia. Conjuntamente será realizada a 2º Plenária da UGT-Ceará.

O 1º Encontro dos Pescadores contará com participação de representante do MTE(Ministério do Trabalho e Emprego), Ministério da Pesca e Agricultura, do Sebrae, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Banco do Nordeste , além de lideranças sindicais, que farão palestras sobre o tema. Na quarta-feira (25) no período das 7 às 8h30 acontecerá a recepção e inscrição dos participantes, seguida de abertura solene (8,30 às 9h30). A primeira palestra será do representante do Ministério do Trabalho e Emprego, sobre o tema Procedimentos Administrativos para o Registro de Colônias, Federações estaduais e Confederação de Pescadores no MTE". Ainda pela manhã (10h45 às 11h45) está prevista a palestra com o engenheiro Carlos Viana, do Sebrae-Ceará, sob re "Alternativas de Negócios na Aquicultura e Pesca".

A tarde o engenheiro José Roberto Pinto, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado falará sobre "Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Pesca Artesanal". A pessoa que representará a Superintendência Regional do Banco do Nordeste do Brasil exporá sua palestra em "Linhas de Crédito para os Pescadores Artesanais". A última palestra do dia estará a cargo do representante do Ministério da Pesca e Agricultura, e será sobre "Estratégias e ações do Ministério da Pesca e Agricultura". Às 17h será realizada solenidade de formalização e reconhecimento sindical das colônias de pescadores do Estado do Ceará. Para encerrar haverá um show humorístico e coquetel.

Para a quinta-feira (26) o 1º Encontro Norte/Nordeste dos Pescadores e Pescadoras do Ceará terá a participação do professor Erledes Elias, que falará sobre "Formação Sindical" em duas etapas: a primeira das 8h30 às 10h30 e a segunda, das 10h45 às 12h30. "O Papel da UGT nas Estratégias de Organização, Formalização e Fortalecimento das entidades sindicais" foi marcado para o período de 14 às 15h. Logo após será a palestra do Dr. Eurico Jucá Abitbol de Menezes, que explanará sobre "Situação dos Pescadores junto a Previdência Social". Outras informações poderão ser obtidas na UGT-CE com seu presidente Agenor Lopes da Silva ou pelos telefones (85) 3253-1558 ou com Nayara Lopes, pelo telefone (85) 9696-2266.

Arlindo Ribeiro/Imprensa UGT"