UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT participa de seminário da ODM em Porto Velho


04/06/2010



A UGT -União Geral dos Trabalhadores participou do Seminário Estadual de Divulgação do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, realizado no Rondon Palace Hotel,que teve o objetivo de aumentar o número de filiados a ODM para garantir o sucesso desse grande projeto humanitário que tem oito iniciativas.

São elas:


ACABAR COM A FOME E MISÉRIA


EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE PARA TODOS


IGUALDADE ENTRE SEXOS E VALORIZAÇÃO DA MULHER


REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL


MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES


COMBATER A AIDS, MALÁRIA E OUTRAS DOÊNÇAS


QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE


TODO MUNDO TRABALHANDO PELO DESENVOLVIMEMNTO.

A participação social tem sido fundamental para o alcance desses objetivos, já que a sociedade civil ajuda a zelar pela justiça e equidade que devem nortear as políticas públicas. Além disso, a participação, a democracia e os direitos humanos são elementos-chave da Declaração do Milênio, e os ODM foram estipulados justamente para assegurar o direito de todos no desenvolvimento.

O presidente da UGT-RO, Dênis de Oliveira, disse que a participação de todos é de grande importância para o sucesso e o alcance dos objetivos. Incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas bem sucedidas que seja referência de política pública para a sociedade e os governos, é importante que governos municipais e organizações da sociedade civil se engajem neste projeto de muita grandeza, e a UGT estará apoiando e participando da ODM", afirmou Dênis.

Segundo o assessor da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Presidência da República, Ubirajara Augusto, o governo federal assumiu o compromisso de trabalhar para que as Metas do Milênio sejam alcançadas. Diante disso, foi criado o movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, onde reúne representantes de diversos setores da sociedade civil: empresas, sindicatos, governos, associações de classe e entidades do terceiro setor.

Para incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos ODM, o governo federal criou o Prêmio ODM Brasil. É uma iniciativa pioneira no mundo e foi lançado em 2004. A ação conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e de um conjunto de empresas e associações do setor privado. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Ainda sobre o Prêmio, Ubirajara explica que são realizados diversos seminários em todo o Brasil. Para ele, cada vez mais as entidades e os cidadãos estão interessados nas Metas. "Todos estão querendo que esses objetivos sejam alcançados. Mas é preciso que essa consciência seja adotada por todos os brasileiros. As entidades têm que trabalhar, mas se o cidadão não fizer a parte dele, não haverá mundo melhor", diz. Ubirajara ressalta que se o cidadão deixar de jogar a bituca do cigarro na rua, já está contribuindo para um mundo melhor, por exemplo. "Tem situações que é de responsabilidade do poder público, mas a sociedade não pode só esperar pelo poder público", diz.

Fonte: O NORTÃO "


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.