Nota de Solidariedade às famílias do Free Gaza e ao Povo Palestino

01/06/2010

A UGT - União Geral dos Trabalhadores - que representa mais de 700 sindicatos filiados e mais de 5 milhões de trabalhadores brasileiros, presta solidariedade a todo o povo palestino e especialmente às famílias dos agentes humanitários da ONG Free Gaza, assassinados pelo Exército de Israel em um ataque ilegal e covarde, na madrugada de 31 de maio.

O ataque que causa repúdio mundial ocorreu em águas internacionais no Mar Mediterrâneo, a mais de 100 quilômetros da Faixa de Gaza e resultou na morte de pelo menos 10 pessoas. Além dos 750 ativistas de várias nacionalidades, inclusive brasileira, que estavam na flotilha, eram transportadas 10 mil toneladas em alimentos, em ajuda humanitária para os habitantes da Faixa de Gaza, povo que sofre cerco implacável e interminável do Exército de Israel.

A UGT - União Geral dos Trabalhadores de origem plural e inclusiva, repudia esse verdadeiro ato de terror praticado pelo governo israelense e reitera sua posição, marcada em sua Declaração de Princípios, de que as diferenças políticas devem ser resolvidas de forma pacífica e civilizada e não pela violência, pela intolerância e pelo preconceito, que o próprio povo de Israel sofreu na pele - nós não esquecemos - mas que nenhum povo deve sofrer novamente. E que Israel e ninguém se esqueça disso.

Ricardo Patah

Presidente Nacional da UGT - União Geral dos Trabalhadores