Presidente nacional da UGT participa do Fórum Exame

31/05/2010

O presidente nacional da UGT - União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah, participou hoje, 31, do 2º Exame Fórum Brasil: A Construção da 5ª maior economia do mundo", no Hotel Unique, em São Paulo. Entre os palestrantes destacados no evento estão o economista turco-americano Nouriel Roubini, presidente da consultoria financeira RGE Monitor - que previu a crise mundial gerada pela especulação imobiliária nos Estados Unidos - os presidenciáveis Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB), além do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Frequentemente considerado "pessimista", apelidado de "Mr.Doom" (ou Sr. Apocalipse), Roubini abriu sua fala no Fórum dizendo que, apesar dos riscos a curto prazo nos países emergentes - como Brasil - o crescimento potencial e real "é muito bom".

"Estamos caminhando, mesmo, para ocupar o 5º lugar na economia mundial. Mas isso não significa necessariamente melhor combate à desigualdade social e melhor distribuição de renda. É preciso melhores e novas soluções", disse Ricardo Patah, ele mesmo, entusiasta do amplo debate por propostas para o país.

Exemplo disso foi a realização pela UGT, no último dia 20, do Seminário "Agenda Democrática de Desenvolvimento para o Brasil" no auditório nobre da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP - com temas como justiça social, crescimento, distribuição de renda, modernização econômica e o lançamento do livro e DVD "100 anos de Movimento Sindical no Brasil, Balanço no Brasil, Histórico e Desafios Futuros", resultado de outro seminário nacional da UGT, realizado no ano passado.

O seminário "Agenda Democrática de Desenvolvimento para o Brasil" reuniu no auditório da FAAP os palestrantes Luiz Jorge Werneck Vianna (cientista social e político da IUPERJ), Paulo Ribeiro Rodrigues Cunha (professor Doutor de História da UNESP) e Luiz Alberto Machado (professor Doutor de Economia da FAAP) entre outros expoentes da intelectualidade nacional e abriu espaço para a discussão de propostas para o País. "Nesse sentido, é importante estar presente em todos os debates que envolvam quem pensa o Brasil, como a UGT", completou Patah.

No 2º Fórum Exame "Brasil: A Construção da 5ª maior economia do mundo", além das palestras, foram promovidas mesas de debate com notáveis executivos das maiores empresas e instituições do Brasil e do mundo, entre elas Bradesco, Unilever, EBX, Odebrecht, BM&FBovespa e Credit-Suisse.

Marcos Alexandre Oliveira, da Redação UGT"