Pesquisa do IBGE revela que taxa de desemprego é a menor desde 2002

27/05/2010

Segundo dados divulgados nessa quinta feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu seu menor nível desde o início da nova série da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), ficando em 7,3% no mês de abril. Em comparação com o mesmo mês no ano passado, em que foi registrado 8,9% de desempregados, a taxa caiu 1,6 ponto percentual.

A diferença, entretanto, ficou em apenas 0,3% ponto percentual em relação à março de 2010, constatando que não houve oscilação no número de 1,7 milhão de pessoas desempregadas nos últimos meses. A população empregada, em abril desse ano, é de 21,8 milhões, ficando estável frente ao mês anterior. Em confronto com abril de 2009, houve o crescimento de 4,3% de trabalhadores, criando 907 mil novos postos de trabalho no mercado em um ano. Houve também ganho de 2,3% no rendimento médio anual dos trabalhadores - cerca de R$ 1.424,10 - E aumento de 2,4% no rendimento domiciliar per capita, em comparação à abril de 2009.