Fundado o Sindicato dos Aposentados da UGT

25/11/2009

Em Assembléia realizada na manhã desta quinta-feira (26) no Braston Hotel, São Paulo, foi fundado o SINDIAPI-UGT (Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores). Participaram aposentados e sindicalistas de todos os estados de abrangência da UGT. Na ocasião foi aprovado os Estatutos Sociais e eleita, por aclamação, a sua primeira diretoria que tem como presidente o sindicalista aposentado Edmundo Benedetti Filho.

O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah fez a abertura da reunião destacando a importância desse sindicato no sentido de lutar pelos legítimos direitos daqueles que um dia foram trabalhadores e conquistaram o direito da aposentadoria. A UGT ganha mais força com a criação desse novo sindicato porque já temos muitos trabalhadores aposentados e outros tantos se preparando para esse benefício", disse Patah.

Lembrou que o Sindiapi terá a responsabilidade de se unir na luta contra o fim do fator previdenciário, uma das bandeiras da UGT e da recuperação das perdas salariais. Citou que no Brasil existem milhares de pessoas que conseguiram se aposentar com sete salários mínimos e hoje estão recebendo entre dois e quatro. "Atualmente é praticamente impossível um trabalhador parar de trabalhar e sobreviver apenas da aposentadoria e muitos deles ainda sofrem discriminação porque não conseguem voltar ao trabalho", salientou Ricardo Patah.

Depois de empossado, presidente eleito Edmundo Benedetti falou sobre os planos da primeira diretoria, informando que espera, até março do próximo ano, já ter algumas estaduais formadas e,no máximo, até julho todos os estados onde a UGT esteja presente, o Sindiapi também tenha a sua representação.

As principais propostas da diretoria são as seguintes: a)- Recuperação do poder de compra para aposentados e pensionistas que recebam acima do mínimo
b)- Fim do fator previdenciário
c)- Fixação de convênio com o sistema S (Sesi, Senai, Senac)
d)- Convênios com escolas e universidades
e)- Ampliação da Farmácia Popular
f)- Vinculção dos aumentos da aposentadoria ao reajuste do salário mínimo
g)- Aumento do percentual da base de cálculo da LOAS para dois salários mínimos
h) - Cumprimento integral das normas estabelecids no estatuto do idoso
i)- Melhoria no atendimento do SUS e criação do plano de saúde nacional do idoso
j)- Casas de apoio em todo território nacional e convênio de hotéis nos grandes centros para que aposentados e pen sionistas e idosos possam se hospedar em caso de tratamento de saúde.

Participaram da mesa diretiva, Além de Patah e Edmundo Benedetti, Natal Léo, Valdir Vicente de Barros(presidente), Aparecido Alves Tenório, o "Cidão" e Francisco Canindé Pegado. Durante a Assembléia também falaram o secretário Chiquinho Pereira, Rubens Romano, , Cleonice Martins e o sindicalista italiano Guido Moretti.

Clique aqui e veja a apresentação dos princípios, finalidades e objetivos do SINDIAPI-UGT."