O adeus a Luiz Tenório de Lima, o Tenorinho

26/01/2010

O Brasil se despede de um dos maiores líderes sindicais da história deste país, Luis Tenório de Lima. Tenorinho, como era conhecido, faleceu na tarde de sábado, 23 de janeiro, na cidade de São Paulo. Ele tinha 87 anos.

Apresentador do programa Bom dia, companheiro", na rádio Imprensa, e vice-presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores, membro do Partido Comunista e fundador do DIEESE.

Nascido em Pernambuco, na cidade de Palmares, veio para São Paulo trabalhar numa destilaria do Vale do Jequitinhonha, destacando-se nas lutas dos trabalhadores das usinas de cana de açúcar nos anos 50 e 60, tornando-se presidente do Sindicato de Laticínios de São Paulo, da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação do Estado de São Paulo, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e um dos fundadores do Dieese e da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).

Foi eleito para o Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro em 1962 e com o golpe de 1964 foi destituído de todos os seus cargos sindicais e teve cassados seus direitos políticos por dez anos. Após militar na clandestinidade, exilou-se em Praga e passou a atuar na Federação Sindical Mundial (FSM).

Em 1984 foi eleito vereador de São Paulo, tendo seu mandato ligado com sindicatos e movimentos sociais. Também foi deputado estadual.

Corajoso, lúcido e companheiro, Tenorinho deu lições a varias gerações de sindicalistas que, com certeza, miram no seu exemplo para exercerem as atividades de dirigente sindical.

No velório, na Câmara Municipal, e no enterro, no Cemitério da Vila Mariana, dia 24, compareceram dezenas de lideranças políticas, sindicais, amigos e companheiros para prestar a última homenagem à Tenorinho.

Saiba mais sobre a vida desse grande sindicalista acessando o link.abaixo:

"