UGT promove Seminário de Qualificação Profissional.

30/11/2009

A UGT (União Geral dos Trabalhadores), através da sua Secretaria Nacional de Qualificação Profissional promoveu nesta segunda-feira (30) o 1º Seminário de Qualificação Profissional direcionado aos dirigentes das UGTs estaduais e dos sindicatos a ela filiados. A primeira parte contou com a participação da Dra. Fátima Rosa Neves, Coordenadora de Qualificação Profissional do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) que fez uma explanação ilustrada por gráficos de todo o processo relacionado as cursos que visam preparar melhor o trabalhador para enfrentar as exigências do mercado de trabalho.

Ao fazer a abertura, o Secretário Geral da UGT, Canindé Pegado disse que o seminário já vinha sendo discutido pela direção da UGT desde a realização da sua plenária, realizada em agosto, na Praia Grande, Litoral Sul de São Paulo. A UGT, segundo Pegado, está disposta a dar prosseguimento a esse tipo de investimento, inclusive com encontros em outros estados.

O presidente Ricardo Patah, da UGT, ao fazer a saudação aos participantes, lembrou que a UGT, quando nasceu há dois anos e seis meses, passou a se preocupar com a questão da educação, até porque o Brasil está fadado com seu futuro se não fizer uma revolução na educação", alertou. Afirmou que a UGT vem crescendo e hoje já representa 5 milhões de trabalhadores através de seus 700 sindicatos filiados espalhados por diversos estados brasileiros.

A Secretária Nacional de Qualificação Profissional, Vivian K. Bertoldi, esclareceu que o Seminário de Qualificação Profissional "é mais de qualidade do que quantidade e outros serão realizados a partir do próximo ano em outros estados, dependendo das prioridades de cada um". Através de slides ilustrativos, a representante do MTE, Fátima Rosa fez uma exposição sobre a evolução da política de emprego desde a década de 30, discorrendo sobre a legislação em vigor, lembrando que esses cursos são feitos com recursos do FAT(Fundo de Amparo ao Trabalhador).

No período da tarde, o sindicalista Roberto Nolasco, Assessor da Diretoria Nacional da UGT, abordou o tema "Qualificação Profissional como Garantia de Inserção no Mercado de Trabalho". Salientou sobre a importância da qualificação neste momento de reestruturação da economia, e que "os instrumentos para a realização de cursos de qualificação profissional estão nas mãos da sociedade organizada, no nosso caso, os sindicatos e centrais sindicais", explicou.

O palestrante citou que os projetos são financiados com recursos do FAT, que criou o PNQ (Plano Nacional de Qualificação Social e Profissional). "Esse Plano permite que os sindicatos e entidades da sociedade apresentem seus próprios planos para atendimento de sua localidade ou seja, a demanda para os cursos deverá vir da própria sociedade", ressaltou. Logo depois das exposições da Dra. Fátima Rosa Neves e Roberto Nolasco, foi concedida a palavra aos participantes para perguntas.

Participaram do 1º Seminário de Qualificação Profissional, Francisco Teotônio da Silva (UGT-CE), Carmiline Ferreira de Pádua e vera Lúcia Barbosa (UGT-GO), Benedito Marques de Oliveira (UGT -AM), Maria Luiza Leandro, Florisvaldo Bentes M. Silva e Keyla de Souza Brás (UGT - PA), Edmário Alves de Assis e Gustavo Walfrido (UGT -PE),Ari George F. de Siqueira, Elson Freitas Oliveira e Odeildo Ribeiro dos Santos(UGT-ES), Marinana Conte Baroni e Cintia M. Oliveira (Sindicato dos Trabalhadores em Comunicação de Dados e Call Center de São Paulo), Cleusa Santana Zoca, Débora Bacari e Paulo Roberto Nascimento9 IPROS), Simone Rocha Toledo (Sindicato de Asseio e Conservação de São Paulo), Roga Matias (UGT-SP), Alex San dro de Paula (Sindicato de Cargas de São Paulo),Moacir Pedro Rubini e Lorival Pisetta (UGT -SC), Almir de Vila (UGT-rS), Gilberto Cesar Alencar (UGT-RJ), Romero Baunilha Neto (UGT (PB) e Carlos Augusto Princival (UGT-PR), "