UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

27/11/2009: Dia Nacional de Combate ao Câncer: 10 passos para prevenir a doença


27/11/2009

O Brasil terá 489.270 novos casos de câncer em 2010. Uma situação em que dois em cada mil brasileiros serão pacientes da doença e desenvolverão algum dos 11 tipos de câncer mais comuns no país, de acordo com dados do estudo Incidência de Câncer no Brasil", divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na última pesquisa que avaliava a previsão destes índices para 2008 e 2009, a previsão era de 467 mil novos casos por ano.

Segundo o estudo, em 2010, o tipo de câncer mais comum será o de pele do tipo não melanoma (tumor de bom prognóstico). No total, serão aproximadamente 113.850 casos. A doença pode ser prevenida com o uso de filtro solar e de roupas e chapéus que protejam da radiação. Outra recomendação é evitar a exposição ao Sol entre 10h e 16h.

Dos outros 375.420 casos previstos para 2010, 192.590 atingirão mulheres. Nelas, os tipos mais comuns serão câncer de mama, seguido pelo de colo do útero, de cólon e reto e de traqueia, brônquio e pulmão. Já nos homens, com cerca de 182.830 novos casos, o perigo está na próstata, traqueia, brônquio e pulmão, estômago, cólon e reto.

A diferença no número de casos decorre principalmente do fato de que a população acima de 65 anos, mais vulnerável à doença, é formada majoritariamente por mulheres, com expectativa de vida maior. No total, 43% dos novos casos de câncer ocorrerão nessa faixa etária.

A taxa de incidência do câncer, porém, varia bastante, de acordo com os hábitos de vida da população e da qualidade do atendimento básico de saúde. Nos países desenvolvidos, por exemplo, o número de pacientes com câncer de colo de útero diminui a quase zero em comparação ao número observado nos países subdesenvolvidos, segundo o ginecologista e pesquisador da Unifesp, Wagner José Gonçalves.

De acordo com o coordenador de prevenção e vigilância do Inca, Cláudio Noronha, a diferença está relacionada ao grau de exposição aos fatores de risco: "O câncer está muito ligado ao envelhecimento, ao tabagismo, ao sedentarismo e à obesidade", explica.

Noronha diz que estudos apontam que a incidência da doença poderia ser reduzida em até 30% com o controle do tabagismo. A qualidade da alimentação também poderia reduzir em 35% os novos casos de câncer, e os cuidados com a exposição solar, em 10%.

Comemorado nesta sexta-feira (27/11), o Dia Nacional de Combate ao Câncer estimula a prevenção da doença. A seguir, confira os dez passos fundamentais indicados pelo Inca.

1) Não fume! Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer.

2) Siga uma alimentação saudável, pois isso pode reduzir muito o risco de câncer. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite derivados desnatados, queijo branco e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Evite frituras, salgadinhos, carne de porco, carne vermelha e embutidos, como linguiça, salsicha e salame. Prefira alimentos cozidos e assados.

3) Faça 30 minutos diários de atividade física, leve ou moderada. Troque o elevador pelas escadas, leve o cachorro para passear, cuide do jardim ou faça atividades como dança e caminhada. Além de fazer bem ao coro, fazem bem a mente e ajudam a fazer novos amigos.

4) É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer de próstata em consultas médicas, principalmente se tiverem histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos.

5) As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.

6) As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem na faixa etária de 50 a 69 anos devem realizar ainda a mamografia a cada dois anos. Esses exames devem ser realizados mesmo que mulher não perceba nenhum sintoma.

Se uma pessoa da família - principalmente a mãe, irmã ou filha - teve esta doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. Nestes casos, a partir dos 35 anos o exame clínico das mamas e a mamografia devem ser feitos uma vez por ano.

7) Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose, correspondente a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.

8) É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada ano (preferencialmente) ou a cada dois anos.

9) Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao Sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

10) Realize diariamente a higiene bucal (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente. "


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.