Seminário define Declaração da Diversidade Humana da UGT

25/11/2009

Uma política ugetista forte e integrada capaz de promover a igualdade racial, a partir do mundo do trabalho foi construída nos dias 18, 19 e 20 de novembro durante o Seminário Nacional da Secretaria para Assuntos da Diversidade Humana no Rio de janeiro. O titular da secretaria, companheiro Magno Lavigne, durante a abertura do evento, ressaltou a importância de o evento ter acontecido no Rio de Janeiro. O Rio é historicamente reconhecido com o quilombo político do Brasil
foi aqui que movimentos marcantes como o das Camélias, o samba, enfim, é do Rio o ministro Édson Santos (da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e também o deputado federal Carlos Santos, relator da proposta do Estatuto da Igualdade Racial, dentre outros".

Participam do Seminário Nacional da Diversidade Humana 196 companheiros e companheiras representando 72 entidades de oito Estados brasileiros. O secretário geral da UGT, Canindé Pegado, que participou da abertura, trazendo a mensagem do presidente da central Ricardo Patah, comemorou o sucesso do evento pela qualidade da representatividade, reafirmando o compromisso da UGT com a promoção da igualdade racial referendado pelo congresso de fundação e legitimado por seus Manifesto de Fundação e Declaração de Princípios. Pegado lembrou ainda que há 20 anos, o movimento sindical não discutia diversidade humana, e que hoje se sente muito feliz em ver a UGT avançar através de sua secretaria de Diversidade Humana para um processo de construção de uma política unificada nacionalmente para a promoção da igualdade racial.

Outros importantes dirigentes ugetistas participaram do primeiro dia do evento, como os companheiros Zé Francisco, presidente da UGT-Pará e da executiva nacional
o Nindberg dos Santos da UGT do Amazonas
Márcio Fatel, presidente da Federação dos Comerciários da Bahia
o companheiro Mazinho, presidente da UGT de Santa Catarina
Waldir Vicente, da Executiva da UGT e fundador do Inspir, além das companheiras Cléo e Cidinha, também da UGT e Inspir.

"Temos que fortalecer a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para que a Promoção da Igualdade Racial seja mais que uma política de governo no Brasil, que se torne uma política de Estado" (Magno Lavigne)

A secretária executiva da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Sandra Cabral, e o ouvidor da pasta, Humberto Adami, que trouxeram a mensagem do ministro Édson Santos, elogiaram a ação da UGT, ressaltando que foi a única central a realizar essa importante discussão durante a semana que marca a luta pela consciência negra no Brasil, e disponibilizaram a SEPPIR para as demandas da UGT. Ao agradecer a participação da SEPPIR, o secretário da Diversidade Humana da UGT, Magno Lavigne, conclamou ao movimento sindical ugetista unidade e ação com a criação de Secretarias para Assuntos da Diversidade Humana em todas as UGT´s estaduais para que as políticas de promoção de igualdade racial no Brasil sejam fortalecidas pela participação cidadã e tornem-se políticas de Estado e não políticas de Governo.

A importância do Seminário para a UGT, uma central que se propõe a ser condutora da cidadania para os trabalhadores empregados ou não no Brasil, ficou patente no segundo dia do evento. Primeiro, com a declaração do presidente Ricardo Patah, que virtualmente firmou compromisso de não medir esforços para a promoção da igualdade racial e inclusão social. E num segundo momento, com a mesa que discutiu a "Diversidade no Mundo do Trabalho" e contou com a participação dos Dr. Wilson Prudente, do Ministério Público do Trabalho, além do Dr. Dojival Vieira, do Afropress, que emocionaram e motivaram os presentes ao resgatar a história do trabalho que os livros "oficiais" do Brasil não contam. "Não é possível que queiram nos fazer crer que a história do trabalho neste País só começou a partir da chegada dos imigrantes italianos e suas organizações, ora, e os quase quatro séculos de escravidão, não era trabalho? Lógico que era trabalho! Foram os negros africanos sequestrados e escravizados que geraram as primeiras riquezas neste Brasil", frisou Wilson Prudente. Após essa discussão, os participantes do Seminário, discutiram e aprovaram o texto final do evento denominado "Declaração da Diversidade Humana da UGT". A Secretaria da Diversidade Humana da UGT participou ainda da programação oficial do Estado do Rio de Janeiro em comemoração aos 20 de novembro, Dia da Consciência Negra."