Comerciários de São Paulo conquistam aumento de 7,5%

13/10/2009

Os 450 mil Comerciários de São Paulo conquistaram reajuste salarial, retroativo a 1º de setembro, de 7,5% no piso da categoria e 7% para as demais faixas salariais. Isso representa um aumento real de 3% e de 2,5% respectivamente. O acordo foi fechado na noite de quinta-feira (8), depois de uma reunião de 5 horas entre a direção do Sindicato dos Comerciários e o setor patronal, representado pela Fecomercio.

Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciários, diz que o acordo foi uma vitória para os comerciários, pois essa é a primeira vez, nos últimos seis anos, que a categoria conquista um aumento real de 3%. O sindicalista ressalta que, além do aumento real, a categoria estabeleceu novas regras para a abertura do comercio aos domingos e feriados, inclusive, graças a assinatura da Convenção Coletiva, ficou assegurado o funcionamento do comércio neste feriado do dia 12 de outubro, dedicado ao Dia da Criança.

Sem Convenção Coletiva de Trabalho desde o dia 1º de setembro, os 450 mil comerciários de São Paulo estavam em estado de greve. Para o sindicalista a decisão de fazer um churrasco com 100 quilos de sardinha na frente da Fecomercio, com a presença dos trabalhadores e seus familiares na manhã de quinta-feira (8), funcionou como pressão e acabou fazendo com que os empresários percebessem o poder de organização da categoria e que o fechamento do comercio no feriado do dia 12 seria inevitável.