Bancários avaliam propostas da Fenaban

08/10/2009

No 14º dia de greve nacional dos bancários, a Fenaban voltou a se reunir com da direção dos sindicatos da categoria para novas negociações, segundo informações de Rogério Marques da Silva, do Sindicato dos Bancários de Franca e Região, filiado a UGT (União Geral dos Trabalhadores). A nova proposta dos banqueiros está sendo discutida e a greve poderá ser suspensa. Os Sindicatos de todo o país realizam assembléias nesta quinta-feira (8) para apreciação da proposta da Fenaban, bem como avaliarão as propostas das cláusulas específicas dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. As propostas são as seguintes:

- Reajuste salarial de 6%

- PLR Regra básica - 90% do salário já reajustado + R$ 1.024,00, limitado a R$ 6.680,00. Se o total ficar abaixo de 5% do lucro líquido do banco, utilizar multiplicador até atingir este percentual ou 2,2 salários do empregado, limitado a R$ 14.696,00, o que ocorrer primeiro

- PLR Adicional - 2% do lucro líquido, dividido pelo total de empregados com limite de R$ 2.099,00

- Auxílio-refeição/alimentação - R$ 16,88

- Cesta-alimentação - 289,31

- 13ª cesta-alimentação - R$ 289,31

- Auxílio creche/babá - R$ 207,95

- Antecipação da regra básica da PLR - 54% do salário + R$ 614,00, limitado a R$ 4.008,00

- Antecipação da PLR adicional - 2% do lucro líquido do primeiro semestre, dividido pelo total de empregados, limitado a R$ 1.049,50

- O banco com preju ízo no primeiro semestre de 2009 não pagará a antecipação da PLR

- O banco com prejuízo no exercício de 2009 não pagará a PLR.

Na Nossa Caixa, a forte mobilização obrigou a direção do banco a apresentar uma proposta de PLR para os funcionários no início da tarde de hoje, já que o benefício estava ameaçado em virtude do balanço negativo da instiuição no primeiro semestre. As assembleias também avaliarão esta proposta.

(Rogério Marques da Silva - Sindicato dos Bancários de Franca e Região)