Sindicato de Itu assina CCT com SindiVarejista de Indaiatuba

18/11/2020

Reajuste é de 2,94%, mais abono para comerciários de supermercados, açougues, hortifrútis e outros

Após muitas negociações por parte da direção do Sincomerciários de Itu e seu Departamento Jurídico para garantir os direitos dos trabalhadores, a entidade acaba de assinar a Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021 com o Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região (SindiVarejista), que representa as empresas do setor na cidade de Indaiatuba, base territorial do Sincomerciários.

O percentual de reajuste aplicado será de 2,94% e as diferenças salariais – retroativas a 1º de setembro, que é a data-base da categoria – poderão ser pagas até março de 2021.

Outro detalhe da CCT 2020/2021 é que os trabalhadores de hipermercados, supermercados, mercados, mercearias, açougue e hortifrutis em geral receberão um abono no valor de R$ 150, que poderá ser pago em duas parcelas de R$ 75 na folha de pagamento dos meses de janeiro e fevereiro de 2021.

Multa

A diretoria do Sincomerciários informa ainda que, já pensando nos feriados de fim de ano, é importante ressaltar que existe previsão de multa para açougues que vierem a se utilizar do trabalho de seus empregados nos feriados de Natal e Ano Novo, que são proibidos pela Convenção Coletiva.

A entidade também lembra que a CCT referente ao setor lojista, que envolve o Sindilojas, ainda segue em negociação. E destaca que sem a previsão em norma coletiva, as empresas do setor lojista não podem exigir dos trabalhadores o labor em dias considerados feriados bem como a alteração de contrato de trabalho para jornadas especiais, como por exemplo, o trabalho até às 22 horas no mês de dezembro, sob pena de sanções.

Todos os detalhes da Convenção Coletiva de Trabalho 2020-2021 assinada entre o Sincomerciários de Itu e o SindiVarejista estão no site do SECOM: http://secom.org.br/