UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Congelamento de Aposentadorias


14/10/2020

Governo pensa em congelar aposentadorias maiores que um salário mínimo. Para financiar o 'novo Bolsa Família', técnicos do governo estudam pausar o reajuste em pensões e aposentadorias.

 Apesar da decisão final sobre o  Renda Cidadã ter sido postergada para depois das eleições municipais, o governo continua estudando formas de bancar o programa social. Técnicos do governo  voltaram a falar em congelamento de aposentadorias, desta vez, incluindo também pensões. Mas agora, o congelamento nos reajustes seria nos benefícios maiores a um salário mínimo (R$ 1.045). 

A informação foi obtida pela coluna do jornalista Gerson Camarotti, do portal G1. 

O nome técnico do congelamento é "desindexação". Isso porque, benefícios como a aposentadoria e a pensão têm reajuste ao longo dos anos, baseados em índices.

 

Pela lei federal, o reajuste anual de aposentados e pensionistas que recebem mais que um salário mínimo é definido pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior. Em 2020, por exemplo, a taxa ficou em 4,48%.

Mais da metade dos gastos públicos têm correção automática por algum índice.

 

Outras duas medidas avaliadas pelo governo para bancar o Renda Cidadã são: a proibição dos  supersalários de funcionários públicos e acabar com as deduções de despesas médicas e de educação no Imposto de Renda.

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.