No seminário Estadual da Mulher Negra, Participação, Poder, e Democracia

25/03/2009

O Centro de Referência da Comunidade Negra de Venda Nova -CRCNVN- realizou seu 2º seminário no dia 22 de março de 2009 com o tema Mulher, participação, poder e democracia" sob a coordenação de Mônica Aguiar (coordenadora do CRCNVN) e teve como uma de suas palestrantes e colaboradora, a sindicalista Fernanda Sampaio - UGT e SITIPAN.

Além desta, estavam como palestrantes Diva Moreira - Consultora da SEPPIR, Joana Dark - Conselho Estadual de Participação, integração da comunidade negra de Minas gerais, Rose - coordenadora geral do grupo de mulheres da Cidade de Manhuaçu e do grupo musical de dança Afro Pérola Negra.

O mito do corpo magérrimo, a relação da beleza colocada ao homem negro e a dualidade entre o ser humano, o gênero, a cultura e a raça, foram colocados no seminário. Fernanda dissertou sobre o empoderamento, as mulheres Sindicalistas e etc. A crise econômica, os problemas conjunturais, educação, saúde e assuntos pertinentes também foram citados.

Mônica Aguiar (coordenadora do CRCNVN) é o nome de uma guerreira, que apostou na força que uma dezena de mulheres podia fazer em favor delas e as vitórias foram tantas que o centro de referência hoje, tem no mínimo umas mil associadas de BH, e região metropolitana. O centro é um exemplo de organização feminista onde políticos e lideranças vão beber na fonte de como tratar a mulher com respeito.

Segundo Mônica Aguiar: "Fernanda é um exemplo de como a mulher deve portar na sociedade, pois precisamos reescrever nossa história com o exemplo de perseverança, dedicação e respaldo social. A UGT e o SINTIPAN estão de parabéns com tão importante quadro"."