UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT do Ceará sedia encontro da Juventude


19/08/2009



A UGT-CE(União Geral dos Trabalhadores) do Ceará sediou, no último dia 14, a segunda edição do módulo do projeto Juventude e Sindicalismo". Trata-se de uma iniciativa da Secretaria da Juventude da UGT Nacional e do IPROS (Instituto de Promoção Social), presidido pelo companheiro Arnaldo Benedetti, também Secretario de Relações Internacionais da UGT Nacional.

Sob a coordenação geral do Secretário da Juventude, Elimar Cavaleto e a coordenação local do presidente da UGT- CE, Teônio Silva, o segundo módulo superou em muito as expectativas em se tratando do ingresso de novos jovens oriundos do SINTEC ( Sindicato dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Ceará), Sindicatos dos Trabalhadores da Pesca, Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Ceará. E, ainda Sindicato dos Comerciários da Bahia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá(CE), Federação dos Assentados Rurais de Guaiuba(CE), Federação das Associações Comunitárias de Caucaia e Região Metropolitana de Fortaleza, Sindicato dos Comerciários de Parauapebas( PA).

O projeto é composto de quatro módulos, sendo os dois restantes previstos para serem realizados em 2010. Nesta etapa, ocorreu a participação especial do Diretor para o Brasil, do Solidarity Center, órgão da AFL-CIO, sindicalista americano Brian Finnegan, o mesmo juntamente com o presidente da UGT-CE, Francisco Teônio, fizeram a abertura do evento. Na oportunidade o sindicalista ministrou palestra sobre o sindicalismo americano.

Destacamos em especial neste módulo o sentimento dos participantes externados quanto aos compromissos descritos nas fichas de inscrição: " ontem tinha a seguinte pergunta a ser respondida: Você tem interesse em trabalhar com formação sindical? Em caso afirmativo descreva por que? A maioria foi positiva alegando que, para ter uma vida profissional em que o participante não seja prejudicado e não prejudique ninguém, é necessário que conheça seus direitos e deveres. E quando a pessoa forma e informa uma postura sindical para outra ela cria uma consciência para toda uma sociedade.

Um outro inscrito respondeu que: , "porque ainda existe muita desigualdade nas relações de trabalho, e com a formação sindical acredito que poderei lutar em defesa do trabalhador" Outra pergunta foi: Qual o seu maior sonho ao participar deste projeto? A resposta: "Meu sonho em participa desse projeto é que as pessoas criem uma postura ética e que essa postura se prolifere por toda a sociedade." Outra resposta: "Vir a ser um cidadão e dirigente sindical consciente apto a decidir e atuar em defesa de todos os trabalhadores"."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.