UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Provavelmente superamos a pior fase da crise do coronavírus, diz Christine Lagarde


26/06/2020

Presidente do Banco Central Europeu afirmou, no entanto, que há preocupação com uma possível segunda onda de infecções pela covid-19

 

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta sexta-feira, 26, que "provavelmente superamos a pior fase" da crise do coronavírus. Ela ressaltou que o choque atual é mais grave do que a crise financeira de 2008 e que há um sentimento de cautela em relação à possibilidade de uma segunda onda de infecções pela covid-19. 

 

Em evento virtual promovido pela Convenção de Líderes Empresariais Europeus, Lagarde previu que a recuperação econômica será complicada em meio a tantas incertezas. 

 

Ela comentou que os níveis de poupança cresceram substancialmente nos últimos dois meses, mas fez a ressalva de que vai demorar um pouco antes que esse movimento se traduza em mais investimentos e gastos.

 

Segundo Lagarde, os bancos centrais globais têm respondido à crise de "forma maciça" e reiterou que o BCE tem como foco a estabilidade dos preços.

 

Referindo-se ao Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês), ela afirmou que o BCE sabia que "tinha mais a fazer" para garantir liquidez suficiente e possibilitar que os bancos continuassem "emprestando para a economia".

 

Para Lagarde, para combater essa crise, é preciso usar todos os instrumentos disponíveis nas frentes monetária e fiscal. "Pelo menos uma vez, as políticas monetária e fiscal têm trabalhado juntas", disse a ex-presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

Fonte: Estadão




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.