UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT convoca trabalhadores para Jornada Nacional de Lutas


13/08/2009



Dando continuidade as ações em favor da mobilização da Jornada Nacional de Lutas", que prevê para amanhã ,dia 14, a realização de uma série de atos públicos em todo país, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) promoveu na manhã desta quinta-feira, uma panfletagem convocando toda população para participar da luta.

Em São Paulo, a concentração da Jornada Nacional de Lutas, se dará na avenida Paulista, a partir das 10 horas da manhã, na Praça Osvaldo Cruz. O evento que está sendo organizado em conjunto com as demais centrais e entidades dos movimentos populares e estudantil, tem como principais bandeiras a defesa da redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, não às demissões e também pela defesa dos direitos sociais.

Confira abaixo a íntegra do documento elaborado pelos organizadores com as principais reivindicações:

JORNADA NACIONAL UNIFICADA DE LUTAS

NÃO ÀS DEMISSÕES. PELA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO SEM REDUÇÃO DE SALÁRIOS. EM DEFESA DOS DIREITOS SOCIAIS.

O Brasil vai às ruas no dia 14 de agosto. Os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade unidos contra a crise e as demissões , por emprego e melhores salários, pela manutenção dos direitos e pela sua ampliação, pela redução das taxas de juros, na luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, pela reforma agrária e urbana e em defesa dos investimentos em políticas sociais.

A crise da especulação e dos monopólios estourou no centro do sistema capitalista mundial, os Estados Unidos da América, e atinge todas as economias.

Lá fora - e também no Brasil-, trilhões e dólares estão sendo torrados para cobrir o rombo nas multinacionais, em um poço sem fim. Mesmo assim, o desemprego se alastra, podendo atingir mais de 50 milhões de trabalhadores.

No Brasil, a ação nefasta e oportunista das multinacionais do setor automotivo e de empresas como a Vale do Rio Doce, CSN e Embraer, levou à demissão centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras.

O Governo Federal, que injetou bilhões de reais na economia para salvar os bancos, as montadoras e as empresas de eletrodomésticos (linha branca), tem a obrigação de exigir a garantia de emprego para a Classe Trabalhadora como contrapartida à ajuda concedida.

O povo não é culpado pela crise. Ela é resultado de um sistema que entra em crise periodicamente e transforma o planeta em uma imensa ciranda financeira, com regras ditadas pelo mercado. Diante do fracasso desta lógica excludente, querem que a Classe Trabalhadora pague pela crise.

A precarização, o arrocho salarial e o desemprego prejudicam os mais pobres. Nas favelas e periferias. É preciso cortar drasticamente os juros, reduzir a jornada de trabalho sem reduzir salários, acelerar a reforma agrária e urbana, ampliar as políticas em habitação, saneamento, educação e saúde e medidas concretas dos governos para impedir as demissões, garantir o emprego e a renda dos trabalhadores.

Com este espírito de unidade e luta, vamos realizar em todo o país grandes mobilizações.

NÃO ÀS DEMISSÕES ! PELA RATIFICAÇÃO DAS (*)CONVENÇÕES 151 E 158 DA OIT!

REDUÇÃO DOS JUROS! FIM DO SUPERÁVIT PRIMÁRIO! REDUÇÃO DA JORNADA SEM REDUÇÃO DE SALÁRIOS E DIREITOS! REFORMA AGRÁRIA E URBANA, JÁ ! FIM DO FATOR PREVIDENCIÁRIO ! EM DEFESA DA PETROBRÁS E DAS RIQUEZAS DO PRÉ-SAL! POR SAÚDE, EDUCAÇÃO E MORADIA! POR UMA LEGISLAÇÃO QUE PROÍBA AS DEMISSÕES EM MASSA! PELA CONTINUIDADE DA VALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO E PELA SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL AOS POVOS!

(*) A Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho - OIT regulamenta a negociação coletiva no serviço público, enquanto a Convenção 158 restringe a demissão imotivada de trabalhadores.

ORGANIZADORES:

ENTIDADES DOS MOVIMENTOS POPULARES, SINDICAL E ESTUDANTIL"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.