UGT participa de missão solidária aos trabalhadores de Honduras

11/08/2009

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) está integrada à Missão Sindical de Solidariedade com Honduras que, no último sábado(8) esteve percorrendo cidades hondurenhas, mantendo contatos com as três centrais sindicais daquele país. Um dos objetivos foi ouvir os trabalhadores e representantes dos movimentos sociais para se ter uma noção da real situação daquela Nação depois do golpe militar que culminou com a queda do presidente José Manuel Zelaya Rosales.

Desses encontros e contatos com as bases, a Missão Sindical de Solidariedade elaborou um documento que está sendo divulgado nesta terça-feira (11), denominado como Dia de Solidariedade Internacional", para todos os países que condenam o golpe e defendem a normalidade democrática em Honduras. Oferecer irrestrita solidariedade aos trabalhadores hondurenhos e manter controle sobre as violações dos direitos humanos, apoiando esforços internacionais para impedir a impunidade, são alguns dos objetivos citados no documento.

Além da UGT brasileira, a Missão Sindical de Solidariedade com Honduras é composta por representantes da CSA / CSI CTA e CGT Argentina, e Força Sindical (Brasil), CGT Colômbia, República Dominicana CNUS, e CTRN CSACC, Costa Rica, Guatemala CGTG CST e UGT Espanha, Internacional Construção e Madeira Trabalhadores (ICM), a Federação Internacional de Metal Workers' Federation (FMI), a F ederação Internacional de Trabalhadores dos Transportes (ITF), União Internacional de Trabalhadores na Agricultura e Alimentação (IUF), Internacional (PSI), UNI Américas e Educação Internacional .

(Leia o documento na íntegra em português e em espanhol)"