Ricardo Patah participa de Live das Centrais

22/05/2020

Nesta sexta-feira, 22, Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), participou da “Live das Centrais – Pela vida, democracia, emprego e renda – Desafios e ações para enfrentar a precarização do trabalho na pandemia de Covid-19”.

Na ocasião, o dirigente sindical ressaltou que estamos vivendo o pior cenário social possível e que, neste momento, a palavra de ordem das centrais é saúde.

“Já vivíamos um desemprego enorme no Brasil, agravado pela chamada Quarta Revolução Industrial e, agora, pela pandemia do coronavírus, sem falar em um governo que atua contra a democracia, não trata a informalidade com seriedade, não cria empregos nem políticas eficazes de inclusão social. Por isso, faz-se ainda mais necessária uma ação solidária entre o movimento sindical, visando buscar alternativas para sair dessa pandemia com saúde e emprego”, disse Patah.

O presidente da UGT também destacou algumas das ações que estão sendo desenvolvidas pelas centrais neste momento, como a disponibilização de leitos das colônias de férias para atendimento de pacientes com Covid-19 e dos ambulatórios para campanhas de vacinação, bem como a intervenção para que o auxílio emergencial à população fosse de R$ 600 e não de R$ 200 como queria o governo.

“Metade da população brasileira foi buscar esse auxílio, o que evidencia claramente a situação de desemprego e de informalidade que o País vive. Daí a importância da atuação das centrais sindicais pela qualificação profissional, pela construção de políticas que tirem as pessoas da margem da miséria e pela conscientização da classe trabalhadora a respeito de medidas do governo que prometem emprego, mas que estão longe de prever a inclusão social.”

A live contou com a participação especial do jornalista Leonardo Sakamoto, além dos presidentes da CUT, Sérgio Nobre; CTB, Adílson Araújo; da CSB, Antonio Neto; Força Sindical, Miguel Torres; e Nova Central, José Calixto – mediados por Clemente Ganz, do Dieese.