UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Professores da Educação Continuada da Central de Cursos do SIEMACO-SP auxiliam alunos a distância


22/05/2020

Por consequência da pandemia causada pela covid-19, as aulas presenciais da Educação Continuada do SIEMACO São Paulo estão suspensas, porém os professores da Central de Cursos do sindicato seguem auxiliando seus alunos a distância. Segundo a Central, essa é uma alternativa oferecida para que os alunos não percam o ritmo dos estudos. Os alunos da Educação Continuada devem entrar em contato com os professores para receber as orientações para seguir com os estudos.

Professores da Central de Cursos e colaboradores avaliam os desafios do momento difícil que toda a sociedade está vivenciando. Leia abaixo os depoimentos:

 

"Pandemia, quarentena, isolamento social. Qual é o papel de cada um nesse momento atual? Quais medidas de prevenção devemos tomar? No cenário em que vivemos, as atividades humanas estão sendo restritas, funcionando apenas o essencial como o sistema de saúde pública, e não podemos deixar de lado a educação, a qual vem adaptando o ensino na modalidade a distância. Porém, os alunos têm enfrentado grandes desafios para ter acesso às atividades a distância, como a falta de ferramentas necessárias para o acesso das aulas online. Ao passo que, segundo o filósofo da antiguidade Aristóteles nós diz - 'A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces', nos demonstrando que as dificuldades para a aprendizagem serão difíceis, mas não podemos deixar de regar esta importante estrutura da nossa sociedade. Dessa forma, com tantas dificuldades, nós, professores e alunos, estamos fazendo o nosso melhor, pois, nesse momento a educação é um direito fundamental e auxilia no desenvolvimento de cada indivíduo, nos tonando cada vez mais crítico da nossa realidade", avalia o professor Vitor Sampaio (núcleo sede SIEMACO-SP).

 

"O isolamento social para nós, que não só necessitamos das relações construídas com outras pessoas, como também nos fortalecemos com elas, é uma coisa extremamente difícil. Na educação, especialmente, pensar em isolamento social é dificultar o processo de aprendizado, já que a socialização é fundamental para uma educação plena. Olhando especialmente para a realidade das salas de aula do sindicato, o isolamento social é mais uma das muitas barreiras a serem superadas na alfabetização dos nossos alunos. Porém, ainda que o alfabetizar se torne difícil, ele não se torna menos importante e menos necessário, daí a necessidade de nós, enquanto educadores, buscarmos formas de superar as dificuldades e levarmos uma educação de qualidade para nossos alunos", comenta o professor Pedro Marcos (núcleo Itaquera).

 

"A educação é de extrema importância, principalmente para enfrentar esse inimigo invisível, porém devastador. Estamos cercados de achismos, constatações sem fundamentos e notícias falsas e, em meio a tantas adversidades, a educação e a informação são as únicas que podem nos ajudar nessas circunstâncias caóticas. A nossa missão nesse momento é tomar os devidos cuidados, escutar atentamente os especialistas e ter empatia, entender que esse momento só pode ser enfrentado juntos, devemos dar um destino honroso aos que partiram e fazer com que os números parem de subir. Como diz Milton Nascimento -  'Quem cala sobre teu corpo consente na tua morte'", aponta Bruno Oliveira (núcleo parceria Corpus).

 

"De acordo com o atual cenário brasileiro, é de extrema importância que ocorra apoio pedagógico e psicológico aos alunos da Educação Continuada, pois os mesmos necessitam de um conforto para conseguir manter seu foco e objetivo. É  necessario e fundamental o apoio de nós, professores, e equipe gestora. O que também ocorre através do apoio da tecnologia, para que possa de certa forma sanar as dificuldades pertinente ao momento pelo qual os alunos e cidadãos estão passando. O apoio ocorre através dos aplicativos e redes sociais, além do bate papo individual com o educando. Esperamos em breve retornar às atividades. Superar esse momento de pandemia, para que então possamos retornar as aulas presenciais, as quais têm grande participação dos alunos. Esse é um momento de união de todos os envolvidos: professores, alunos e equipe gestora", complementa Camila Tibeiro (núcleo Santo Amaro).

 

A Central de Cursos informa também que ainda não foi divulgado o edital para a realização da prova de certificação "Encceja", a avaliação necessaria para obter os Certificados do Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

O SIEMACO-SP esclarece que essa flexibilização foi adotada em caráter excepcional, sendo, portanto, válida somente em função das medidas de isolamento social implementadas para o enfrentamento desta emergência de saúde pública.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.