Cinearte, no Conjunto Nacional em SP, fecha por falta de patrocínio

20/02/2020

Petrobras optou por não renovar contrato em 2019. Exibição de 'Parasita' encerra sessões nesta quarta-feira (19), às 21h30.

O Cinearte, um dos cinemas mais tradicionais da cidade de São Paulo, localizado no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, fecha as portas nesta quarta-feira (19) devido a falta de patrocínio. As duas salas de cinema completariam 57 anos de existência em 2020.

A Petrobras decidiu não renovar o contrato em 2019. O nome do local mudou ao longo do tempo com os patrocinadores: Cine Rio, Cine Arte 1, Cine Bombril, Cine Livraria Cultura e, o último deles, Cinearte Petrobras.

Durante as quase seis décadas, seus diferentes administradores buscaram manter o cinema como opção cultural para os paulistanos. Adhemar Oliveira desempenhou a função de diretor do Circuito Cinearte nos últimos 22 anos, além de também conduzir as salas do Espaço Itaú.

"Foram 22 anos de várias parcerias que tornaram possível a apresentação de inúmeros filmes independentes, debates, mostras, pré-estreias. Agradecemos a todos que, ao longo desta jornada, estiveram conosco nesta empreitada. Fechamos duas salas, mas não apagamos a crença na diversidade possível no cinema e que nosso lema Democracia na Tela esteja também no nosso cotidiano sempre", afirmou Oliveira em nota.

Último dia

Nesta quarta-feira, a exibição de "Parasita" na sala 1 encerra as sessões do Cinearte às 21h30. O cinema tem duas salas, uma com 300 poltronas e outra com 100.

No último dia, poucas pessoas e muito lamento pela cultura. A maioria dos funcionários não lamentou só a perda do emprego.

"Lamento pela cidade. Se fechar de vez, não é só minha perda do emprego. É a perda cultural. É a cidade que perde. Se virar um buffet e uma igreja, menos cultura na cidade", disse Rogério Santos, 55 anos, que trabalha há 13 no Cinearte.

A maioria do público chegou desavisado ao cinema nesta quarta e algumas pessoas ligavam para pedir informação sobre o fechamento.

Cinema de rua

A dificuldade em se manter é frequentemente a sina dos cinemas de rua da capital paulista, que chegaram a quase 300 operando simultaneamente. No lugar destes cinemas, surgiram estacionamentos, grandes estabelecimentos comerciais, igrejas e até bingo.

Somente a Penha, na Zona leste, chegou a sediar ao menos cinco cinemas – São Geraldo, Penharama, Júpiter, Saturno e Chaparral, este último um autocine, bem ao estilo americano – na década de 1970 e 1980.

Nos últimos 10 anos, o Cine Belas Artes, por exemplo, enfrentou uma grave crise, que o manteve fechado por três anos. Aberto em 1943 na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, ficou famoso por exibir filmes do circuito alternativo.

Em 2010, o banco HSBC anunciou que deixaria de patrocinar o cinema, e o Belas Artes fechou as portas no ano seguinte. Em 2014, a Prefeitura de São Paulo anunciou um acordo com a Caixa Econômica Federal, que viabilizou sua reabertura do cinema.

Em 2019, o Belas Artes perdeu patrocínio da Caixa, mas conseguiu o patrocínio da cerveja Petra.