1ª rodada das negociações da Campanha Salarial – 2019 aconteceu na manhã desta quinta (05/12)

11/12/2019

Sintratel e Sintelmark se reuniram na manhã desta quinta na sede do sindicato patronal para discutir a Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores em Telemarketing e, assim, definir a Convenção Coletiva para o próximo período.

A primeira rodada de reuniões da Campanha Salarial – 2019, entre o Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing de São Paulo) e o sindicato patronal (Sintelmark), foi realizada na manhã desta quinta-feira (05/12) na sede dos empregadores.

Ao contrário de outros anos, que sempre acabavam discutindo as questões sociais inicialmente e findavam com as econômicas, nesta ocasião foram discutidos todos os pontos da pauta de reivindicações.

O patronal mostrou-se bem receptivo às propostas, mas sabemos, quando se trata de interesses cada um tem seu lado e apesar de tratarmos as cláusulas, uma a uma, teremos que aguardar nova agenda para uma devolutiva mais precisa, já que agora devem reunir seus associados para concretizarem suas propostas em assembleia.

Fato é, que a situação econômica do país é quem regra as questões de tal cunho na pauta, e apesar de ouvirmos que ela começa a reagir, a realidade é outra.
Temos 38 milhões de brasileiros na informalidade e 13 milhões no desemprego. Para resolvermos tal problema, precisaríamos estar alçando um crescimento do PIB de aproximados 5%. Ou seja, estamos longe da solução desta equação e a crise continua rondando nosso país.

Enfim, pautadas: crise, condições mais benéficas de trabalho, requalificação, reajuste salarial e até a robotização, que ameaça diretamente os empregos da categoria, as negociações estão em curso. Agora, é aguardar a devolutiva patronal e estarmos dispostos pro que der e vier.

Afinal, nada sai de graça.
Não há conquistas, sem luta...