UGT-AM apoia profissionais que lutam contra o fim do Registro Profissional

06/12/2019

A União Geral dos Trabalhadores do Amazonas (UGT-AM) está ao lado de jornalistas, radialistas, publicitários, sociólogos e demais categorias de trabalhadores na luta contra a Medida Provisória 905/2019 que extingue o registro profissional das categorias.

Nesta quarta-feira (4/12), os profissionais afetados pela MP realizaram uma manifestação pública na Praça Santos Dumont, Centro, que fica em frente à sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas. O ato foi para protestar contra o que os profissionais chamam de “tentativa de destruir o Jornalismo e enfraquecer a imprensa no País” por parte do governo Bolsonaro.

Com a MP, editada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 12 de novembro com incentivos para a contratação de jovens, não será mais preciso um profissional se registrar nas Delegacias do Trabalho.

Isso valerá para todas as profissões, com exceção dos casos previstos em ordens e conselhos de classe, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e conselhos de contabilidade, enfermagem, engenharia, arquitetura, medicina, entre outros.

Profissões como arquivista, artista, atuário, jornalista, publicitário, radialista, secretário esociólogo, que ainda exigiam o registro profissional, não têm conselhos. Por isso, o registro não será mais necessário.

O ato, que começou às 8h, reuniu dezenas de profissionais que protestaram contra mais uma medida insana do governo Bolsonaro e de seu ministro da Economia, Paulo Guedes. Muitos fizeram pronunciamentos sempre condenando a atitude do governo federal e em favor do Registro Profissional. Também participaram lideranças sindicais de várias entidades representativas dos trabalhadores, como a UGT-AM.

No fim da tarde, o jornalista Gabriel Andrade aproveitou o momento para fazer o lançamento do livro de sua autoria “A Colônia das Águas”.

Assessoria de Imprensa UGT-AM