Após quatro anos com advogado na fila da Previdência, coletor procura SIEMACO-SP e em seis meses se aposenta

09/10/2019

Se aposentar não é uma tarefa fácil, exige uma papelada complicada e muita burocracia. Mas quando se tem uma equipe especializada e focada em te ajudar, as coisas ficam bem mais fáceis. E o SIEMACO São Paulo atende, com exclusividade, seus filiados no setor Previdenciário. Entre os milhares de exemplos de trabalhadores e trabalhadoras beneficiados pelo trabalho da equipe do sindicato, o coletor da LOGA, José Bertolino de Souza, de 58 anos, é um caso.

Depois de anos prestando serviços para a sociedade, na Limpeza Urbana de São Paulo, Bertolino percebeu que estava na hora de pendurar as chuteiras e descansar. Foi aí que a dor de cabeça começou: o coletor contratou um advogado que não resolvia sua questão previdenciária. "Foram quatro anos de papelada, burocracia, filas no INSS e nada. Aí o advogado veio com a notícia de que eu precisaria trabalhar ainda mais dois anos. Peguei meus documentos e procurei o SIEMACO, me filiei, busquei o atendimento Previdenciário do sindicato e em seis meses eu estava aposentado", diz.

Segundo Márcio Sergio Matos, coordenador do Departamento Jurídico Trabalhista e Previdenciário do SIEMACO-SP, foi feita uma manobra para que ele conseguisse a insalubridade como coletor. "A gente já teve vários casos parecidos com esse. Por conhecermos bem os detalhes das categorias que representamos, sabemos quais as brechas e caminhos para percorrer e aposentar nossos trabalhadores. Utilizamos a insalubridade dele, aposentando o senhor Bertolino com uma aposentadoria especial. Em tempo recorde, seis meses, ele já estava aposentado", explica.

Agora o aposentado quer relaxar. José Bertolino já está instalado no interior de São Paulo, num sítio em Mogi Guaçu, onde pretende pescar e curtir a família. "Quero aproveitar meus seis filhos, colocar as pernas pra cima e descansar. Foram anos correndo atrás do caminhão. E quero também agradecer ao ótimo atendimento do sindicato, pois superou as minhas expectativas. E o diretor Lagoa, que sempre me atendeu bem no sindicato, foi essencial nesse trabalho, merece o reconhecimento e estar nos representando", completa.

O diretor do SIEMACO-SP Elmo Nicácio, o Lagoa, foi quem recebeu o trabalhador da LOGA e ajudou nos procedimentos internos no setor Previdenciário. Para o sindicalista, é motivo de orgulho ver o resultado positivo. "É uma satisfação imensa eu, que sou coletor, ver um companheiro aposentado pela entidade que o representa. Isso não tem preço, é o auge do nosso trabalho", disse.

Lagoa ainda reitera a importância da união dos trabalhadores com a entidade que os representa."Que sirva de exemplo, para que toda a categoria confie no sindicato. As vezes se aposentar demora, mas o resultado sempre é positivo. Que o seu José curta a família merecidamente, pois foram 25 anos correndo atrás do caminhão e de serviços prestados para cidade. Motivo de muito orgulho para o sindicato".

1459.jpg  1460.jpg