Sindicato dos Padeiros, com apoio da UGT, promove sensibilização sobre os ODS

13/09/2019

Nesta quarta-feira, 11, o Comitê Jornada 2030 da União Geral dos Trabalhadores (UGT), com apoio da Secretaria de Organização e Políticas Sindicais e em parceria com o Sindicato dos Padeiros de São Paulo, realizou uma oficina de sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para professores da Escola Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva, localizada no bairro da Bela Vista.

A ação faz parte de uma série de atividades  que estão sendo promovidas pelo Sindicato dos Padeiros, entidade filiada à UGT, com a finalidade de disseminar a Agenda 2030 – estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, visando alcançar o desenvolvimento sustentável mundial.

Nesse sentido, a parceria com uma escola permite que os professores sejam capacitados a multiplicar o conhecimento e conscientizar crianças e jovens sobre a importância de reeducar as ações do nosso dia a dia para preservar o planeta e promover o bem-estar da humanidade, bem como trabalhar com a comunidade do entrono.

Na ocasião, Erledes Elias da Silveira, coordenador da Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT, recebeu os 11 professores participantes, representando Chiquinho Pereira, secretário da pasta e presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo. “Formações como esta são muito importantes, pois os professores levam o conhecimento a seus alunos, que levam para suas casas, que se disseminam pela comunidade e assim por diante. Então, cada um fazendo uma parte, conseguimos atingir o todo”, disse Erledes.

Cristina Palmieri, coordenadora do Comitê Jornada 2030 da UGT, foi quem ministrou a oficina. Para ela, “a educação é um dos caminhos para mudar o mundo. Especialmente a educação das crianças, que são o nosso futuro. Essa sensibilização dos professores tem como objetivo que eles conheçam, entendam e se apropriem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para que possam passar aos seus alunos e a sua comunidade a importância de agir para cumprir essa agenda”.

Durante a ação, os professores conheceram a história dos 17 ODS, o que cada um deles representa de forma individual e coletiva, assistiram a vídeos educativos e puderam trocar ideias e aprender como realizar na prática atividades que de fato colaborem para o atingimento das metas de desenvolvimento sustentável.

Em 24 de setembro, no chamado Dia de Ação Global para os ODS, quando serão comemorados quatro anos do início dessa Agenda, o Sindicato dos Padeiros e a UGT receberão os alunos da Escola Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva para o “Cine Cachorro-Quente / Sessão: ODS na Escola”, quando mais de 800 crianças e adolescentes assistirão a filmes sobre a sustentabilidade do planeta, abordando temas como educação, meio ambiente, saúde, paz, água, energia, produção e consumo,  trabalho decente, cidades e comunidades sustentáveis, seguidos de debates.

O objetivo é, até o final do ano, realizar outras atividades e parcerias nesse sentido.

Histórico

Em setembro de 2015, a ONU tomou uma decisão histórica: alcançar o desenvolvimento sustentável mundial, em suas três dimensões (econômica, social e ambiental), com cultura de paz e parcerias, até 2030.

Isso inclui acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres; assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais; além de criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.

Esta iniciativa leva o nome de Agenda 2030. Seu principal mote: não deixar ninguém para trás. Para alcançá-la, foram determinados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas e milhões de possibilidades.

Uma vez que a UGT tem como princípio a luta pelos direitos do cidadão não apenas no que se refere a questões trabalhistas, mas também em temas de responsabilidade social, sejam eles relacionados à saúde, segurança, mobilidade, trabalho decente, inclusão, igualdade, meio ambiente, urbanitários, entre outros, em agosto de 2016, a Central atendeu ao chamado da ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil, e implementou a Jornada 2030: 17 Objetivos para Mudar o Mundo.

A UGT é a única central sindical a integrar, como representante da sociedade civil, o Conselho Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.