Grupo Caoa compra fábrica da Ford em São Bernardo

04/09/2019

O Grupo brasileiro Caoa comprou a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.  Não há detalhes sobre a transação, mas, segundo fontes de mercado, o investimento total da Caoa na transação é de cerca R$ 1 bilhão.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC publicou uma foto em seu site de uma reunião na manhã do dia 2 na sede da Caoa, em São Paulo. Segundo o texto que acompanha a imagem, "os Metalúrgicos do ABC discutiram com a direção da empresa condições trabalhistas para a contratação de trabalhadores impactados pelo fechamento da unidade da Ford, caso a aquisição da planta de São Bernardo seja efetivada. As negociações estão avançadas".

Executivos do Grupo Caoa não quiseram comentar o assunto. Segundo um porta-voz, "as negociações estão em curso, mas nada foi decidido ainda". Fontes ligadas ao negócio, contudo, confirmam que o encontro de hoje na sede do governo paulista servirá para selar a venda da planta onde a Ford produzia a linha de caminhões Cargo e também de automóveis Fiesta.

Há fortes rumores, aliás, de que, após conclusão do negócio, a Caoa utilizará as instalações do ABC para fazer automóveis de uma marca chinesa. O grupo brasileiro já produz modelos da Chery no Brasil em duas fábricas diferentes. De Jacareí (SP) saem o sedã Arrizo 5 e SUV compacto Tiggo 2. Em Anápolis (GO) são feitos os SUVs médios Tiggo 5X e Tiggo 7 - em breve chegará também o Tiggo 8, maior, mais luxuoso e com capacidade para sete ocupantes.

Além das operações no País da fabricante chinesa, que deram origem à marca Caoa Chery, o grupo brasileiro fabrica, também em Anápolis, os SUVs médios ix35 e New Tucson, da Hyundai. Aliás, a importação de todos os modelos da marca sul-coreana, como o SUV Santa Fé e o sedã Azera, são feitas pela Caoa. A empresa também é representante oficial no Brasil da japonesa Subaru.

Fonte: O Estado de S.Paulo