Nota de Pesar: Ciro Benck Marconi Camargo

03/09/2019

Com enorme pesar, o Sindicato dos Empregados em Clubes e Federações Esportivas (Secefergs) comunica a morte do nobre companheiro Ciro Benck Marconi Camargo, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na tarde de 2 de setembro de 2019, em Porto Alegre.

Aos 70 anos, Ciro era representante comercial, mas se formou como árbitro pela Federação Gaúcha de Futebol, em 1980, atividade em que permaneceu até 26 de janeiro de 1999, quando apitou o jogo entre o S.C. Internacional e o Grasshopper, da Suíça.

Protagonista da história do futebol em níveis local, nacional e internacional, o eterno árbitro apitou clássicos Gre-Nal e a histórica final da 78ª edição do Campeonato Gaúcho, em 1998, quando o Juventude empatou com o Internacional, em pleno estádio Gigante da Beira-Rio, sagrando-se campeão e rompendo hegemonia da dupla Gre-Nal na conquista de títulos estaduais, que durava desde 1954.

No final de 2009, foi eleito presidente do Sindicato dos Árbitros do Rio Grande do Sul (Safergs) para a gestão 2010/2011, com 97, 6% dos votos válidos, sendo reeleito para o mandato seguinte com 59% dos votos. Como maior legado, Ciro Camargo deixou o valor da integração dos árbitros gaúchos, que fez do Estado um dos celeiros da arbitragem brasileira.

CONSCIÊNCIA DE CLASSE

Consciente da organização de classe, Ciro é autor da célebre frase: “O Sindicato é a nossa força e nosso apito coletivo”. Ao ser declarado vencedor no segundo mandato do Safergs, Ciro assumiu a responsabilidade de “seguir lutando em defesa dos interesses dos associados e por melhores condições de trabalho aos árbitros e assistentes gaúchos".

Ciro Camargo também exerceu a função de gerente administrativo e assessor pessoal do presidente do Secefergs, emprestando à organização classista dos empregados de clubes e federações esportivas a força de caráter que marcou toda uma vida.

Ele também exerceu as funções de diretor da União Geral dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (UGT-RS) e da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimento de Cultura Física do Rio Grande do Sul (Fetecfergs), somando a essas entidades a experiência de quem brilhou dentro e fora dos gramados.

Um ser humano de nobre estatura, que a todos tratava com respeito, carinho e cortesia, agora está junto a Deus, no lugar em que estão os melhores filhos da Humanidade.

Nossos sentimentos à família do eterno Ciro.

Miguel Salaberry Filho

Presidente do SECEFERGS e Secretário de Relações Institucionais da União Geral dos Trabalhadores

Edson Prates

Presidente FETECFERGS