UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Articulação da UGT com o senador Otto Alencar derruba trecho da MP 881 que liberava trabalho aos domingos


21/08/2019

UGT-BA parabeniza senador Otto Alencar pelo empenho na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras

 

Nesta quarta-feira (21), o Senado aprovou a Medida Provisória 881 de 2019, conhecida como MP da Liberdade Econômica, retirando do texto trecho que liberava o trabalho aos domingos e feriados.

 

A União Geral dos Trabalhadores no Estado da Bahia (UGT-BA) parabeniza o senador Otto de Alencar (PSD-BA) e Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, que tiveram papel decisivo na derrubada desse texto que contrariava a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e aprofundava a precarização das relações de trabalho.

 

O trecho retirado da MP autorizava os trabalhos aos domingos e feirados como se fossem dias normais, o que prejudicaria, entre tantas categorias, os trabalhadores e trabalhadoras do comércio, que na sua grande maioria já contam com cláusulas de convenção coletiva que regulamentam essas atividades.

 

“Nesta negociação que culminou com a derrota de uma das partes mais duras dessa MP, que era a questão dos trabalhos aos domingos e feriados, o senador Otto Alencar teve um papel foi fundamental na defesa dos interesses da classe trabalhadora”, explicou Magno Lavigne, presidente da UGT-BA.

 

Magno enfatizou também a atuação de Ricardo Patah, presidente ugetista, que não mediu esforços para ajudar a convencer os senadores sobre o prejuízo social e de saúde que a liberação do trabalho aos domingos e feriados causaria, o que poderia ter efeito contrário ao que os deputados esperavam quando incluíram essa questão no texto base e, ao invés de aumentar as vendas, poderia causar a ampliação de casos de doença ocupacional, estresse, entre outras  enfermidades.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.