Acordo MPT e VALE

17/07/2019

A União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) parabeniza os responsáveis pelo acordo firmado entre o Ministério Público do Trabalho e a Vale S.A, no qual são estabelecidas as obrigações que a empresa deverá assumir para reparar os danos morais e materiais decorrentes do rompimento da barragem de Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro deste ano.

Homologadopela 5ª Vara do Trabalho de Betim nesta segunda-feira, 15/07, o acordoé fruto de intensas negociações e do diálogo direto e permanente com as famílias atingidas. Foram inúmeras as assembleias e reuniões realizadas para deliberar sobre os valores que seriam reivindicados e avaliar as propostas apresentadas.

Nosso agradecimento ao Grupo Especial do MPT responsável por conduzir as negociações, integrado pelos procuradores Luciana Marques Coutinho, Ana Cláudia Nascimento, Carlos Eduardo Andrade, Juliana Corbal Oitaven e Márcio Amazonas de Andrade, sob a coordenação do procurador Geraldo Emediato de Souza.

Nosso agradecimento especial também às entidades sindicais, sobretudo as filiadas à UGT-MG, que participaram ativamente das reuniões e se empenharam ao máximo para fazer justiça à comunidade de Brumadinho.

Toda a cidade foi impactada pela tragédia. As indenizações estabelecidas para a Vale pagar, que chegam a R$ 1,6 bilhão, não irão trazer os entes queridos de volta, mas garantirão aos sobreviventes condições de recomeçar a vida com dignidade.

Parabéns MPT! Parabéns entidades sindicais ugestistas!

Paulo Roberto da Silva

Presidente da UGT-MG