SIEMACO-SP recebe categoria em sua sede, iniciando campanha salarial da Limpeza Urbana de 2019

16/07/2019

Convidados pelo SIEMACO São Paulo, mais de 60 trabalhadores e trabalhadoras da Limpeza Urbana de todas as regiões da capital compareceram ao auditório do sindicato, na manhã desta sexta-feira (12), representando toda a categoria para discutir a campanha salarial de 2019. Diretores e assessores sidicais também estavam no local, onde foram discutidas as reivindicações que serão levadas às garagens e alojamentos, para que toda a classe trabalhadora avalie e, ao final, as pautas sejam levadas ao SELUR (sindicato patronal), para negociação.

"Estamos aqui para dialogar com nossos companheiros e companheiras da Limpeza Urbana e mostrar quais avanços e benefícios conseguimos conquistar para a categoria ao longo dos anos, reforçando que essas conquistas só foram conseguidas por causa do apoio da classe trabalhadora", discursou Moacyr Pereira, presidente do SIEMACO-SP.

O dirigente sindical explicou que o sindicalismo precisa da força da categoria para poder negociar com as empresas. "O SIEMACO não é essa sede, não sou eu, não é a diretoria, esse sindicato é feito por vocês, trabalhadores e trabalhadoras, e só temos força para negociar com as empresas por causa do apoio que a categoria nos dá. Agora está na hora de irmos juntos para mais uma negociação, por isso precisamos ouvir cada um que está aqui", completou Moacyr.

Para José Carlos de Souza, do setor de manutenção na Loga Jaguaré, a qualidade de vida da categoria melhorou muito graças às conquistas do SIEMACO. "A gente, que acompanha há anos todas as mudanças, vê o compromisso que o sindicato sempre teve conosco para negociar com as empresas. Os patrões sempre se negavam, se retiravam da mesa, voltava com propostas que o sindicato não queria. Não é fácil, temos que reconhecer que só eles tem força pra lutar de verdade por nós".

Elisângela Pereira faz a varrição pela Limpa SP na Zona Norte da capital e há oito anos trabalha na Limpeza Urbana de São Paulo. A trabalhadora avalia todo esse tempo e as conquistas desde que começou. "Dá pra ver claramente a mudança e o avanço que conseguimos nesses tempo que estou na área. E só conseguimos unidos, com o sindicato ao nosso lado".

"É impossível as conquistas que conseguimos sem sindicato. Se não fosse o SIEMACO, estávamos perdidos", disse Cleber Costa, coletor da Ecourbis. "Os patrões só veem o lado deles, o sindicato briga pelo aumento e benefícios", completa.

Auxiliar de Serviços Diversos na empresa Corpus, Maira Alves explica que além das discussões sobre a campanha salarial de 2019, a reunião serviu também para esclarecer dúvidas do dia a dia. "É minha primeira vez aqui. Muita coisa que aconteceu e foi falado eu não sabia, vários direitos nossos que a gente não tinha ideia que existia. Isso foi muito importante", elogiou.

O próximo passo é levar para as garagens e alojamentos todos os pontos colocados pela categoria nesta primeira reunião, para que trabalhadores e trabalhadoras avaliem e, caso precise, outras pautas sejam adicionadas. Outras reuniões serão feitas até agosto, para que um documento final seja levado ao SELUR, sindicato patronal que defende as empresas, para que em setembro seja feita a negociação.

1318.jpg 1319.jpg

1320.jpg  1322.jpg