UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Inverno começa nesta sexta-feira; névoa e geadas são esperadas no Sul e no Sudeste


21/06/2019

inverno começa oficialmente nesta sexta-feira, 21, às 12h54. A estação é marcada por um período menos chuvoso nas regiões SudesteCentro-Oeste e parte do Norte.

 

Caracteriza-se também pelas massas de ar frio oriundas do sul do continente, provocando declínio acentuado nas temperaturas, apresentando valores inferiores a 22ºC sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do País.

 

Há possibilidade de geadas e nevoeiros no Sul e Sudeste, além de parte do Centro-Oeste, e queda de neve é esperada nas áreas serranas e planaltos da região Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Também há previsão de episódios de friagem nos Estados de Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. 

 

Em 2019, o inverno será com a influência do El NiñoMesmo fraco, o fenômeno vai desviar as frentes frias e suas massas polares do seu caminho normal sobre a América do Sul. "Isto significa que muitas destas frentes frias não vão conseguir injetar ar frio sobre o Brasil. A região Sul é a que terá mais chuva", destacou a Climatempo.

 

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento acima do normal da água do mar na porção central e leste do Oceano Pacífico Equatorial . Neste ano, as frentes frias terão dificuldade em avançar pelo interior do Brasil.

 

Nesta sexta-feira, a temperatura na capital paulista fica entre 16º e 21ºC. No sábado, 22, entre 13º e 24ºC. No domingo, 23, varia entre 13º e 25ºC.

 

Nesta época, é registrada a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas intencionais ou não e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.

 

Segundo a Climatempo, a vegetação também fica muito ressecada neste período do ano.

 

A estação se encerra na madrugada do dia 23 de setembro, quando dá lugar à primavera.

 

Fonte: Estadão




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.