UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Eventos movimentam setor de serviços e contribuem para alta de 0,3% em abril


14/06/2019

 

Shows e espetáculos realizados em abril contribuíram para o crescimento de 0,3% no setor de serviços na passagem de março para abril. Os serviços prestados às famílias, que incluem as atividades de hospedagem, alimentação e gestão de espaços para eventos, aumentaram 0,1%, mantendo a tendência positiva do mês anterior.

 

O resultado do índice geral interrompeu três meses de taxas negativas seguidas, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje pelo IBGE. A pesquisa mostrou também altas nos serviços de informação e comunicação (0,7%) e serviços profissionais e administrativos (0,2%).

 

“Observamos um aumento nas atividades hoteleiras e de alimentação relativas à realização de grandes espetáculos no período, em especial o Lollapalooza, em São Paulo, e o Cirque du Soleil, no Rio de Janeiro”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, acrescentando que “o festival de música, em especial, se destaca na comparação com abril de 2019”.

 

Frente a abril do ano passado, a categoria teve ganho de 3,6%, acumulando 4,3% nos primeiros quatro meses do ano.

 

Transportes de carga em queda

 

Já os serviços de transportes tiveram recuo de 0,6% na comparação com março, influenciados principalmente pelo transporte de cargas, tanto rodoviário, quanto ferroviário, além da queda de receita das empresas de transporte aéreo de passageiros. Frente a abril de 2018, o setor recuou 5% e exerceu o maior peso negativo no resultado geral dos serviços, que caiu 0,7%.

 

Também no acumulado do primeiro quadrimestre, os transportes tiveram a maior influência negativa, com -2,5%. “O recuo no volume dos transportes de carga reflete a queda na produção industrial. Quanto menos bens produzidos, menos carga para transportar. No caso dos transportes de passageiros, a inflação também é parcialmente responsável pela redução”, conclui Rodrigo.

 

Fonte: Agência IBGE




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.