UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Bitucas de cigarros, relatório aponta como maior fonte de poluição dos oceanos


11/06/2019

Estima-se que 5,6 trilhões de cigarros são fabricados anualmente no mundo. A maioria contém um filtro feito de acetato de celulose, um material plástico que pode levar uma década para se decompor. Recente reportagem da NBC afirma que as pontas de cigarro são uma das maiores fontes de poluição oceânica do mundo. O blueocean.net acrescenta. “Uma vez fumado, o cigarro é reduzido a um toco fedorento e nocivo, geralmente descartado sem cuidado. Provavelmente, dois terços de todas as bitucas de cigarros são descartadas inadequadamente. Jogadas nas calçadas ou atiradas pelas janelas dos carros. Elas serão carregadas pela chuva para esgotos, rios e… os oceanos do mundo.

 

Limpeza de praias e as bitucas de cigarros

Ocean Conservancy tem conduzido operações de limpeza de praias nos últimos 32 anos. Bitucas de cigarro, quase 60 milhões delas, são as peças mais coletadas de lixo. Os filtros nos cigarros são feitos de pequenas partículas de plástico que levam décadas ou mais para se decompor. E eles não servem para nada.

 

Filtros de cigarros criados para o ‘tabagismo saudável’

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), filtros de cigarro foram criados na década de 1950 pela indústria do tabaco, em um esforço para tornar o tabagismo uma alternativa “saudável” para os cigarros sem filtros. Como sabemos agora, as alegações de que os cigarros filtrados eram “mais saudáveis” eram fraudulentas “, disse a OMS em seu relatório.

 

680 milhões de quilos de resíduos de tabaco cada ano, diz a OMS

Para muitas pessoas ainda não caiu a ficha de que somos hoje quase oito bilhões de pessoas. E que oito bilhões de pessoas não podem fazer o que quiserem, como se só elas estivessem em visita ao planeta. Mesmo que fôssemos uma só pessoa, jogar pontas de cigarro na rua é tão grave como jogar qualquer outro tipo de lixo na rua. Só que, para muitos fumantes, isso seria mimimi. Resultado? 680 milhões de quilos de lixo na rua, no esgoto, nos rios…e nos mares! Por que cargas d’água as pessoas ainda atiram pontas de cigarro fora, e NÃO são discriminadas? Essa resposta vou ficar devendo…

 

Resíduos de cigarros, mais de 7 mil  substâncias toxicas

A OMS – Organização mundial da Saúde, diz que “Os resíduos de produtos do tabaco também contêm mais de 7.000 substâncias químicas tóxicas, incluindo carcinogênicos humanos conhecidos, que penetram e se acumulam no meio ambiente.  Pesquisas mostraram que substâncias químicas nocivas descartadas de pontas de cigarros,  incluem nicotina, arsênico e metais pesados, que podem ser altamente tóxicas para os organismos aquáticos e para a vida das aves.”

 

Pontas de cigarros e a legislação

Surpreendentemente, apesar das bitucas de cigarro serem o item mais sujo do mundo, elas também são as menos legisladas. Talvez isso não seja tão surpreendente, face às doações de campanha dadas aos legisladores da indústria do tabaco (nos USA). Agora talvez isso esteja prestes a mudar. Várias organizações estão sugerindo, desde pedir uma proibição total de filtros, até o desenvolvimento de alternativas biodegradáveis.

 

The Truth Initiative e nova campanha

Truth Initiative é a maior organização de saúde pública sem fins lucrativos da América. A ONG é dedicada a tornar o uso do tabaco coisa do passado. Sua missão é clara: ‘alcançar uma cultura onde todos os jovens e jovens adultos rejeitam o tabaco’. A ONG lançou sua campanha para banir completamente os filtros de cigarros.
Nascida em San Diego, a Greenbutts está desenvolvendo um filtro feito de material orgânico, como o cânhamo e a polpa de madeira, que se decompõe rapidamente no solo ou na água. Segundo a NBC, a empresa diz que seu produto está pronto para o mercado e pode ser entregue por um preço razoável se for produzido em massa.

 

Os fabricantes de cigarros

Os fabricantes de cigarros perceberam sua responsabilidade potencial por jogar lixo nas praias do mundo. Infelizmente, seus esforços para produzir um filtro melhor até agora foram improdutivos. No entanto, a Greenbutts está pronta para comercializar seu filtro orgânico.

 

E, você, o que acha? Filtro orgânico obrigatório, proibição total de cigarros, ou você tem outra sugestão?

 

Fonte: Estadão

 

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.