Custos da construção civil crescem 0,11% em maio, menor taxa desde novembro de 2016

07/06/2019

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), divulgado hoje pelo IBGE, cresceu 0,11% em maio, resultado abaixo dos 0,34% de abril. Essa é a menor taxa desde novembro de 2016, quando ficou em 0,10%.

Segundo o analista da pesquisa, Augusto Oliveira, a parcela relativa à mão de obra, com queda de 0,21%, influenciou o índice nacional: “historicamente, maio é o mês em que ocorrem os dissídios, porém, em 2019, o acordo coletivo foi captado apenas no estado do Acre”.

Por outro lado, Augusto destaca que no Centro-Oeste, região com a menor variação percentual (-0,13%), a principal influência veio da parcela dos materiais: “houve queda no custo dos materiais em todos os estados da região. Segmentos importantes, como os de madeira e cimento, tiveram quedas ou estabilidade em todo o Centro-Oeste”, explica.

Em termos nacionais, o custo médio da construção em maio foi de R$ 1.131,89, sendo R$ 592,48 relativos aos materiais e R$ 539,41 à mão de obra. Em relação a abril, a mão de obra caiu 0,21%, enquanto os materiais subiram 0,39%.