Home | Notícias

Brasil comemora o Dia Internacional da Biodiversidade

22/05/2019

Hoje, 22 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de proteger e preservar a biodiversidade para o equilíbrio da vida na Terra.

O Brasil é o país com a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta, ou seja, temos em nossas mãos a chave para a sobrevivência humana.

No entanto, para preservá-la, faz-se necessário usá-la de forma sustentável. Afinal, não podemos esquecer que os recursos do meio ambiente não são inesgotáveis.

A data remete, ainda, à entrada em vigor de um tratado internacional sobre o tema, assinado por 196 países. A Convenção sobre Diversidade Biológica foi aberta para assinaturas durante a Rio-92 e passou a valer em 1993.

As principais metas descritas pelo documento são a conservação global da biodiversidade, seu uso sustentável e a partilha equitativa de seus benefícios. Esses objetivos fazem parte dos esforços para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da qual o Brasil é signatário, ao se comprometer a alcançar os 17 ODS até 2030.

UGT/ODS

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) possui um Comitê de Sustentabilidade, faz parte da Comissão Nacional de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável criada pelo governo e desenvolve a Jornada 2030, não apenas promovendo os ODS, mas mobilizando entidades sindicais e lideranças para a implementação dessa importante agenda no País.

Rua Aguiar de Barros, 144 - Bela Vista - São Paulo/SP - 01316-020 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2013 Todos os direitos reservados.