UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho


16/04/2019

28 DE ABRIL – DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

-Acidentes de trabalho causam mais mortes do que qualquer conflito bélico.

-Dois milhões e trezentas mil mortes por ano.

Há quase 50 anos, os trabalhadores e trabalhadoras de vários países escolheram o 28 de abril para reverenciar as vítimas de acidentes e doenças do trabalho, e para lutar por melhores condições e ambientes de trabalho.Nesta mesma data, em 1969, uma explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia levou os sindicalistas a lutar para que a data não fosse esquecida e para que acidentes semelhantes fossem evitados.

Entre 2012 e 2018, cerca de 17 mil trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com taxa de mortalidade de seis ocorrências a cada 100 mil trabalhadores empregados no mercado de trabalho formal, situando-se acima da média dos países das Américas. Todos os anos, cerca de 2.500 famílias perdem seu provedor ou provedora em razão de más condições de segurança e saúde no trabalho.

No mesmo intervalo, foram registrados 4,5 milhões de acidentes e doenças que vitimaram trabalhadores e trabalhadoras no Brasil, com um gasto previdenciário de aproximadamente R$ 80 bilhões somente com despesas acidentárias e cerca de 350 milhões de dias de trabalho perdidos.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que acidentes e doenças de trabalho produzem perda 4% do Produto Interno Bruto a cada ano. No caso do Brasil, o percentual corresponde a R$ 264 bilhões, considerado o PIB de 2017.

Registre-se que o Brasil registrou em 25 de janeiro de 019, o “maior acidente de trabalho” de sua história, em Brumadinho/MG. Duzentos e noventa e três trabalhadores e trabalhadoras (293L)vitimados neste acidente ampliado, contaminado rios, afluentes, terras, inviabilizando a vida das pessoas e destruindo os ecossistemas.

Todo nosso respeito e nossa homenagem em Memória daqueles que morreram para produzir riqueza e prosperidade, e que na maioria das vezes nunca desfrutaram do que até com a morte produziram!

Basta de mortes no trabalho!

Cleonice Caetano Souza

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.