Você sabe o que é o Abril Verde?

15/04/2019

Trata-se de uma campanha de conscientização e orientação, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças do trabalho.

É um alerta para a necessidade de se implantar uma nova cultura para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, garantindo segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

O mês de abril foi escolhido para essa campanha pois é em 28 deste mês que se celebra o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, referindo-se ao ano de 1969, quando a explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, Estados Unidos, matou 78 trabalhadores. Este episódio é conhecido até hoje como um dos maiores acidentes trabalhistas da humanidade.

A UGT e o Abril Verde

Diariamente, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), por meio de sua Secretaria de Saúde e Segurança no Trabalho, orienta suas entidades filiadas a fortalecerem o Movimento Abril Verde e as demais formas de mobilizações nos locais de trabalho e a exigirem, em todas as suas bases, a aplicação das legislações vigentes de promoção e prevenção da saúde e segurança do trabalhador.

No dia 29 de abril, a Central participará de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo, cujo tema será a reforma da Previdência e os retrocessos trabalhistas. Na ocasião, haverá uma homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Categorizado em: Geral,