UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Barack Obama destaca a Educação no Brasil


07/05/2009

Secretaria de Divulgação e Comunicação

Em recente entrevista ao The New York Times Magazine, de Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, faz uma avaliação sobre a crise financeira internacional , a questão educacional e a formação profissional, chegando a dizer que o Brasil, China, Coréia e a Europa, estão poduzindo mão-de-obra, com formação melhor do que a norte-americana. A entrevista foi publicada na edição de domingo, 3 de maio, nas páginas A14 e A15 do jornal O Estado de São Paulo.

Segundo Obama, a taxa de desemprego nos EUA, para os que se formam no ensino secundário, é pelo menos três vezes menor do que os que se formam em universidades. Portanto, é verdade que nessa crise econômica estamos vendo que são os empregos de colarinho branco os mais afetados.", diz o presidente na sua entrevista. O presidente norte-americano cita que o maior desafio que tem na educação é garantir que, do jardim da infância até a faculdade ou mesmo até o mestrado, as pessoas aprendam de fato profissões que as tornem competitivas e produtivas em uma economia moderna e tecnológica. Quero ver mais gente formada em matemática, em ciências, em engenharia. Acho que em um determinado período da economia pós-crise deveremos restabelecer o equilíbrio entre o "fazer coisas" e o "oferecer serviços", sejam eles quais forem. Todos devem ter bons empregos. Por causa do avanço da automação e da tecnologia, jamais voltaremos para uma economia na qual a indústria responderá por uma porcentagem de oferta de empregos equivalente àquela de 30,40 e 50 anos atrás.

Essa também é uma das bandeiras da UGT que, desde a sua fundação defende ensino público de qualidade e cursos profissionalizantes que realmente capacitem as pessoas a enfrentar as exigências do mercado de trabalho.

O presidente dos EUA defende um ambiente de trabalho com menos acidentes e menos estresse. Lembra que "nossos concorrentes(Brasil, China, Índia, Coréia, União Européia) no longo prazo da economia global, são países que estão produzindo mão de obra com uma formação melhor, cujo sistema educacional enfatiza as ciências e a matemática, que conseguem traduzir essa formação tecnológica ou científica em aplicações no campo tecnológico. Eles terão uma vantagem significativa na economia e acho que precisamos adotar isso para mantermos nosso vigor econômico", diz Obama.

O Secretário de Divulgação e Comunicação da UGT, destaca que o Brasil precisa de iniciativas "para que possamos alcançar as metas desejadas por todos, no caso o desenvolvimento e uma melhor distribuição de renda para melhorar as condições de vida de todos os brasileiros e não de uma pequena elite que ao longo dos tempos sempre recebeu as benesses do desenvolvimento brasileiro, esclarece Marcos Afonso.( Clique aqui e leia a entrevista completa)."


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.