Presidente nacional da UGT participa de encontro com comerciários do Rio de Janeiro

21/03/2019

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), participou, na manhã dessa quarta-feira (20), de uma reunião com sindicatos dos comerciários do Rio de janeiro. O encontro aconteceu na Federação dos Comerciários do Rio e Espírito Santo - FECERJ, entidade presidida pelo Sindicalista Cleber Paiva Guimarães. No encontro participaram o presidente da UGT-RJ, Nilson Duarte, Avelino Garcia, diretor dos Comerciários de São Paulo e presidentes de mais 10 sindicatos dos comerciários do estado do Rio de Janeiro.

Durante a reunião, Ricardo Patah informou aos sindicalistas que a UGT esta entrando na justiça questionando a legalidade da Medida provisória 873, enviada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro. A MP-873 proíbe as empresas de cobrarem mensalidade dos sócios dos sindicatos, bem como contribuição sindical, determinando que, a partir de agora, toda e qualquer cobrança para os sindicatos deve ser feita através de boleto bancário. Segundo Patah, três Confederações já entram com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) questionando a legalidade da MP. A UGT também irá à Justiça conta a medida.

O presidente nacional da UGT também  destacou a questão da Reforma da Previdência, lembrando que a central já apresentou ao presidente Jair Bolsonaro sua proposta de uma reforma para a Previdência. "A Previdência deve ser igual para todos. Não aceitamos que existam brasileiros de primeira e segunda categoria. Por essa razão que defendemos um a reforma que corte privilégios e seja igual para todos, militares, políticos, juízes, desembargadores e trabalhadores em geral", disse Patah.