1º de Maio da UGT da Bahia reúne 20 mil pessoas na periferia de Salvador

05/05/2009

A UGT (União Geral dos Trabalhadores), a terceira maior Central Sindical da Bahia, promoveu, na última sexta-feira Dia Internacional do Trabalho, uma grande festa como forma e homenagear o trabalhador baiano. Foi um evento festivo com todos os ingredientes das já tradicionais comemorações da data realizadas em todo o Brasil e que atraiu um público de 20 mil pessoas, informa Magno Lavigne, Secretário de Assuntos Institucionais da UGT baiana. O local escolhido foi o bairro Cajazeiras, que tem a maior densidade geográfica de trabalhadores da ativa e desempregados de Salvador.

A festa começou pela manhã com Feira da Cidadania, com atividades sociais para a comunidade, como corte de cabelo, consultas médicas, assistência jurídica e apresentações de peças teatrais e brincadeiras com as crianças e jovens do bairro. Na parte da tarde aconteceram vários sorteios entre eles o de uma moto zero quilometro, as apresentações artísticas de vários nomes de ponta da musica baiana entre eles Beto Jamaica, Pagodart, No Syllo, Grov Guetto, Tonho Matéria entre outras atrações.

Durante o ato político realizado no período da tarde os ugetistas baianos fizeram suas reivindicações, alertando para a crise internacional e os problemas do desemprego que atinge os trabalhadores baianos, nas palavras do presidente Álvaro Rios O desemprego é o nosso maior problema e precisamos muito de retomar o desenvolvimento econômico" disse o presidente da UGT-BA.

O evento foi prestigiado pelo Ministro da Integração Nacional-Gedel Vieira Lima que foi saudado por veementes discursos dos membros da executiva nacional da entidade. Os sindicalistas Marcio Fatel e Magno Lavigne, ressaltaram que "a Bahia tem pressa, e que é necessário um novo ciclo de desenvolvimento econômico para diminuir a pobreza e as diferenças sociais no Estado, que tem índices tão ruins na Educação, Saúde e Segurança Publicas e geração de emprego". O ministro por sua vez se colocou ao lado das justas reivindicações dos trabalhadores.

Na avaliação de Mario Conceição, Secretário de Comunicação da UGT-BA, "o evento cumpriu todas as nossas expectativas". Já para o Secretario Geral da Entidade- Joselino Aquino, " ano que vem estaremos aqui novamente pois este é o maior primeiro de maio da Bahia", afirmou. A promoção teve apoio do Detran, Sest-Senat, Prefeitura de Salvador e Polícia Militar."