SINDI-ASSEIO/RMBH Nota Pública de Esclarecimento

14/02/2019

No dia 13/02/2019, na Câmara dos Vereadores do Município de Brumadinho, Estado de Minas Gerais, foi realizada uma Assembléia, convocada pelo Ministério Público do Trabalho – MG, com o fito de deliberar acerca da proposta da Empresa Vale (Ata em anexo), pertinente às indenizações decorrentes da morte e desaparecimento de mais de 320 trabalhadores, vitimados na abissal tragédia provocada pela irresponsabilidade do poder econômico.

Estavam presentes no ato  o Ministério Público do Trabalho, o INSS, a Defensoria Pública Federal, Entidades Sindicais Profissionais e grande número de familiares dos atingidos diretamente pela criminosa tragédia humana e ambiental.

A proposta insignificante ofertada pela empresa foi sumariamente rechaçada pela totalidade dos presentes que, de forma consciente, optaram pela unidade na luta. Inclusive, uma das mães que perdeu o filho, engenheiro recém formado, em tenra idade, se manifestou com a seguinte frase: “vamos até o fim”.

Os trabalhos se desenvolveram em clima de grande consternação, dor e ira, dada a proporção dos fatos. Mas, em resposta, deliberou-se pela criação de uma comissão composta pelo Ministério Público do Trabalho, INSS, Defensoria Pública Federal, Entidades Sindicais Profissionais e um grupo de dez parentes das vítimas.

Esta comissão, sob coordenação do Ministério Público do Trabalho, tem como objetivo intimar os representantes da empresa ‘’Vale’’ para reiniciar as negociações com a participação efetiva de todos, invertendo a lógica imposta pela empresa que, no momento, “escolhe” com quais  atores quer dialogar.

O Sindi-Asseio RMBH não se nega e não se negará a acompanhar as famílias e os demais atores até as ultimas consequências. Entendemos que tudo que a empresa fizer é pouco ante os danos que ela causou.

Sabemos que reparação financeira não trará de volta as vidas perdidas, mas, temos a convicção de que as indenizações têm que ser de valor expressivo para que, de forma pedagógica, o poder econômico nunca mais subjugue os trabalhadores e suas famílias.

Será com sangue nos olhos que faremos valer o interesse de cada um dos atingidos, seja na esfera trabalhista, seja na esfera cível ou criminal.

Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte.