UGT-BA realiza Congresso Ordinário com foco no enfrentamento o atual cenário político nacional

11/02/2019

Com o tem “Que novo mundo do trabalho é esse?”, a União Geral dos Trabalhadores no Estado da Bahia realizará seu 4º Congresso Ordinário. O evento acontecerá no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, no dia 15 de abril, a partir das 08 horas.

“A proposta é promover um amplo debate sobre o que é esse mundo do trabalho que o governo federal está propondo e, acima de tudo, debater o porquê uma parcela da população está aceitando essa situação, mesmo sabendo que irá perder profundamente seus direitos”, explica Magno Lavigne, presidente da UGT-BA.

Segundo Magno, a UGT-BA realiza este encontro no momento em que o movimento sindical mais precisa se unir para enfrentar todas as adversidades impostas pelo atual cenário político. “É compreensível que o trabalhador tenha se afastado do movimento sindical, a final de contas foram tantos anos em que eles receberam somente informações sobre o lado ruim do sindicalismo, que sindicalista é isso ou aquilo, agora abrir mão dos seus direitos, como está acontecendo é inaceitável”.

“Chegou a o ponto de um trabalhador dizer: ‘os trabalhadores não sabem o quanto ganham, porque os encargos chegam a 60% do seu salário’, como se acabando com os encargos sociais e trabalhistas cobrados na folha de pagamento, o salário dele aumentaria proporcionalmente ao que atualmente é descontado”. Disse o sindicalista.

Magno lembrou que a manutenção dos direitos sempre foi e sempre será fruto da ação sindical, que é a organização da classe trabalhadora, pois isso é a luta de classe. "Pois ninguém nunca deu aos trabalhadores nada de graça", concluiu.