UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

EUA investigam esquema de propina em negociação de petróleo no Brasil


08/02/2019

O Departamento de Justiça dos EUA está investigando um ex-negociador de petróleo da Petrobras que já foi acusado no Brasil por participação em esquema de corrupção envolvendo as tradings de commodities Vitol, Glencore e Trafigura.

É a primeira confirmação de que investigadores norte-americanos se juntaram à nova fase da operação Lava Jato, que prendeu mais de 130 políticos e empresários em toda a América Latina.

A Procuradoria dos EUA no Distrito Leste de Nova York tem conversado com Rodrigo Garcia Berkowitz, 39, negociador de petróleo que está baseado em Houston. No Brasil, foi investigado por aceitar milhões de dólares em propinas, segundo uma das pessoas próximas do caso.

 

Berkowitz está cooperando com as autoridades norte-americanas na investigação e pode enfrentar acusações nos EUA, disse uma das pessoas, apesar de no momento ainda não ter sido acusado.

Ele não foi encontrado para comentar o assunto, e não é conhecido de imediato qual escritório de advocacia o representa.

 

Promotores brasileiros declararam que executivos das empresas de commodities, incluindo alguns nos EUA, estavam envolvidos em pagamentos indevidos a executivos da Petrobras, e que Berkowitz e outros trabalhavam diretamente com essas empresas.

 

Vitol, Glencore, Trafigura e outras pagaram conjuntamente, durante seis anos, ao menos US$ 31 milhões (R$ 115,3 milhões) em propinas para integrantes da Petrobras para assegurar vantagens em negócios, disseram procuradores brasileiros.

 

O caso de Nova York sinaliza que os procuradores dos EUA estão examinando os braços norte-americanos da Vitol e de outros implicados pelas autoridades brasileiras, já que alguns desses fundos foram movimentados através de sistemas bancários norte-americanos e europeus.

 

As propinas pagas à Petrobras passaram por contas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suécia, Suíça e Uruguai, de acordo com autoridades brasileiras, abrindo espaço para procuradores dos EUA investigarem violações na legislação norte-americana.

 

Em dezembro, Mike Loya, chefe das operações da Vitol nos EUA, baseadas em Houston, foi citado em documentos brasileiros que acusavam Berkowitz e outros de terem total conhecimento do esquema de negociação. Loya não foi acusado. Ele não respondeu aos pedidos de comentários.

 

Nesta quinta-feira, promotores federais do Brasil se recusaram a dizer se estavam colaborando com o Departamento de Justiça dos EUA no caso.

Vitol, Trafigura e Glencore se recusaram a comentar as investigações norte-americanas.

 

Vitol e Glencore reiteraram declarações anteriores de que estão cooperando com autoridades brasileiras, e a Trafigura afirmou que leva as alegações a sério. Todos foram suspensos de negociações com a Petrobras.

 

O Brasil emitiu no início de dezembro um alerta vermelho da Interpol chamando Berkowitz de fugitivo de acusações e requerendo sua prisão. O escritório policial de Houston afirmou neste mês não ter recebido solicitação de prisão para Berkowitz.

 

Autoridades norte-americanas prenderam há dois meses Luiz Eduardo Loureiro Andrade, empresário brasileiro, sob alegações de que ele intermediou propinas da Vitol e de outros para membros da Petrobras, segundo documentos judiciais brasileiros.

 

 

Andrade, Berkowitz e outros nove foram acusados no Brasil em dezembro com alegações de que intermediaram negócios da Vitol e de outras firmas de comércio entre 2011 e 2014. Andrade não foi localizado para comentários.

 

Fonte: Folha de S.Paulo


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.