UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Seminário sobre Previdência e Seguridade aprova Carta do Recife ao Povo Brasileiro


06/02/2019

Movimentos sociais e sindicatos estão se preparando para enfrentar a anunciada reforma da previdência do governo Bolsonaro, ainda que o teor da proposta esteja sendo fatiado. No último dia 23, véspera do Dia Nacional do Aposentado, diversas entidades participaram do II Seminário sobre Previdência Pública e Seguridade Social, no auditório do MTC – Movimento de Trabalhadores Cristãos, em Recife.

 

Na ocasião, Nelson França do Nascimento e Severino Romero de Mendonça representaram a União Geral dos Trabalhadores do Pernambuco (UGT-PE). Participaram, ainda, representantes de entidades filiadas à Central, como

Sindicato dos Servidores Municipais de Olinda SISMO e Sindicato dos Servidores Municipais de Paulista (SINSEMPA).

 

O lema principal do evento foi "Trabalhadores da ativa e aposentados unidos contra os retrocessos na Previdência e Seguridade Social".

 

A palestra de abertura foi proferida por Paulo Rubem, professor da UFPE e ex-deputado federal, sob o tema “Riscos de retrocessos da previdência brasileira”. Ainda no turno da manhã, a mesa sobre “Cenários de capitalização e privatização da Previdência” foi mediada por Liana Araújo, representando a CUT PE – Central Única dos Trabalhadores. O segundo palestrante foi o advogado Alexandre Vasconcelos, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Seção Pernambuco.

 

À tarde, as perspectivas para as políticas de seguridade do trabalhador foram apresentadas por Renê Patriota, presidente da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde - Aduseps. Maria de Lourdes Ferreira Diniz, assessora técnica em Saúde do Trabalhador, atuou como debatedora, junto com Itamar Lages, professor da UPE e membro do CEBES – Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, e mediação de Viviane Galdino, da Marcha Mundial das Mulheres.

 

Na última sessão do seminário, foi debatida e aprovada a “Carta do Recife sobre Previdência Pública e Seguridade Social”, distribuída ao público no dia seguinte, em ato realizado na Praça da Independência, no centro do Recife, e enviada aos deputados federais e senadores, visando à rejeição do projeto governista.

 

Além do Grito dos Excluídos Recife e da Faapipe – Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Pernambuco, várias entidades participaram da organização do evento, entre elas o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, Metroviários, Bancários, Urbanitários e Policiais Civis, além de professores e servidores das universidades UFPE e UFRPE, através da Comissão de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.