Home | Notícias

Anbima reduz a projeção da alta do PIB no ano

06/02/2019

O Comitê de Acompanhamento Macroeconômico da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) revisou para baixo a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2019.

Dos 2,8% apontados na reunião anterior do grupo, realizada em dezembro de 2018, a estimativa passou para 2,6%. “Estamos acompanhando os primeiros sinais de desempenho da economia brasileira neste ano. Mesmo reconhecendo o início mais gradual, o avanço na agenda de reformas e a posição cíclica da economia, incluindo importante melhora nas condições financeiras, devem provocar aceleração do crescimento ao longo de 2019”, afirma Fernando Honorato, presidente do Comitê da Anbima.

Para os juros, a projeção do grupo é de estabilidade, com a Selic em 6,5% até o fim de 2019. Na reunião anterior, os economistas haviam apontado expectativas de aumento a partir de outubro, com a taxa a 7,5% no encerramento do ano.

A mudança da estimativa foi provocada pela percepção de que o crescimento da economia pode ser mais moderado do que o previsto anteriormente. O Comitê ainda reduziu a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4% para 3,9%.

Fonte: Jornal DCI

Rua Aguiar de Barros, 144 - Bela Vista - São Paulo/SP - 01316-020 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2013 Todos os direitos reservados.